Empreendedorismo e Inovação em Negócios Financeiros


O empreendedorismo e a inovação são vertentes que estão diretamente ligadas e precisam uma da outra para gerar bons resultados nos negócios financeiros. O empreendedorismo é a capacidade de criar e implementar novos negócios, explorando novos mercados em empresas já consolidadas. Já a inovação pode ser definida como uma novidade ou melhoria que gera valor para indivíduos e organizações e pode ser implementada no mercado. Diferente do que muitos pensam, não depende diretamente da tecnologia, mas sim da criatividade e sagacidade em apresentar novas ideias e caminhos.


Segundo o SEBRAE, inovação é criar algo que tenha utilidade, que seja diferente do que já existe e tenha mercado, pois a inovação precisa gerar lucros. Também está relacionada com a criação de soluções ou quebra de padrões. A capacidade de inovar exige que o profissional saia da sua zona de conforto, aproveite os interesses do público e crie novas tendências ou soluções que sejam capazes de mudar a vida dos clientes completamente. Na prática, os profissionais que desejam se diferenciar e atrair clientes, precisam adotar uma cultura de empreendedorismo e inovação nos negócios.


Sendo assim, não dá pra empreender sem inovar de forma constante nos negócios. Nenhuma empresa que fique estagnada no tempo, sem se atualizar, poderá se sustentar a longo prazo e continuar crescendo no mercado. Aquelas empresas que resolveram inovar oferecendo novas experiências aos clientes, com espaços diferenciados ou investindo em nichos específicos têm sobrevivido, mas sem a esperança de acomodação. Os sócios precisam, a todo momento, se atualizarem quanto ao mercado.


No mercado financeiro, mas também em todos os outros, para que haja uma constante inovação é possível seguir alguns caminhos: observar os concorrentes, alinhar os objetivos da empresa, estar bem informado(a), estimular a criatividade da equipe, manter o foco no que o cliente deseja e espera da sua empresa e estar sempre desenvolvendo habilidades que possam contribuir para o negócio.


No módulo ‘Empreendedorismo e Inovação em Negócios Financeiros’ do MBA Banking e Mercado de Capitais, o aluno dedica-se ao aprendizado de um novo olhar sobre as organizações e o mercado. De posse das novas concepções empresariais, os alunos poderão aprimorar as estruturas organizacionais e conceber novas visões de negócios criando modelos disruptivos em busca de crescimento exponencial. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário.