Empreendedorismo e Inovação no Agronegócio


A tríade perfeita para alavancar qualquer negócio, incluindo aqueles que estão presentes no nicho agro, é composta de três elementos principais: conhecimento do mundo do empreendedorismo, inovação e modelagem. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses elementos tão importantes e indispensáveis quando se trata de elevar os negócios a novos patamares de sucesso.


Por empreendedorismo, entende-se que é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. Ele pode atuar dentro de empresas já existentes, nesses casos são conhecidos como empreendedorismo corporativo. Então, o que significa ser empreendedor? Significa ser uma pessoa que tem a visão aguçada para os problemas na sociedade, visando sempre a melhor forma de solucioná-los.


Atrelada a essa solução de problemas em que o empreendedor se dispõe a participar, está a inovação. Essa modalidade permite o investimento em recursos de última geração tecnológica ou em recursos criativos para solucionar tais problemas de forma rápida e simples e, com isso, impactar positivamente a sociedade.


Para que a empresa siga o caminho correto, que é particular para cada uma, é necessária a implementação da modelagem do negócio. De acordo com o Sebrae, O Modelo de Negócio ou Canvas, é um instrumento que ajuda a iniciar bem um empreendimento. De forma geral, contribui ao facilitar o entendimento completo de um negócio.


Assim, o modelo tem o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização. Os componentes centrais de um empreendimento são: segmento de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, principais parcerias e custos.


Baseado em um quadro com blocos organizados, o Modelo de Negócio proporciona a visualização das principais funções de uma organização, possibilitando assim que empreendedores do ramo da pecuária reflitam a respeito de cada área da empresa para, então, descobrir o que precisa ser feito e tomar decisões mais assertivas a fim de conquistar clientes e aumentar os resultados.


No módulo ‘Empreendedorismo, Inovação e Modelagem de Negócios' do MBA Vendas no Agronegócio, o aluno aprende como destacar-se no mercado cada vez mais competitivo com as mais modernas técnicas de empreendedorismo e inovação. Com duração de apenas 16 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.