top of page

Empresas do futuro: quais são suas principais características?


Comandar uma empresa é uma tarefa desafiadora. Segundo o SEBRAE, 7% dos negócios fecham por falta de lucro, 20% encerram por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem analisar se têm lucro ou prejuízo. Além disso, de cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado. Preocupante, não é mesmo?

Em contrapartida, a Coca-Cola está presente no mercado há mais de 100 anos, se posicionando como uma das melhores empresas do mundo. O que difere, então, empresas que falem das que alcançam sucesso?

Certamente, suas características principais respondem essa pergunta. E, mais do que nunca, as empresas do futuro precisarão investir nesses aspectos com mais afinco e responsabilidade.

Principais características:

Conscientização

As empresas do futuro são mais conscientes, tanto na sustentabilidade quanto socialmente. Elas se preocupam, justamente, com o amanhã — e isso inclui não apenas a sua posição no mercado, em médio e longo prazo, mas em toda a sociedade em torno do empreendimento.

Inovação

Os ciclos de inovação dessas empresas são mais curtos. Isso significa que elas estão sempre pesquisando o mercado e entregando aquilo que o consumidor deseja, ou seja, se mantendo competitivas.

O acesso às tecnologias analíticas de Big Data, e os softwares de gestão, permitem a integração de dados para que a tomada de decisão seja cirúrgica, e sempre focada no desenvolvimento da marca. Com menos espaço para apostas, as empresas do futuro têm que estar à frente investindo rapidamente e com precisão.

Conexão com os clientes

As redes sociais possibilitaram uma conexão maior com os consumidores das marcas - tanto os clientes quanto os em potencial. Por meio delas, as empresas podem se posicionar, mostrar quem são e como se encontram em um mundo globalizado e isso desperta a interatividade dos usuários.

Assim, as empresas do futuro estão presentes onde o seu público-alvo se concentra. Mais que isso: elas devem participar, estimular o engajamento e fazer parte da rotina dessas pessoas que checam os celulares constantemente e sempre estão em busca de conteúdos relevantes e diferenciados.

É o caso da Netflix, que conseguiu uma interação fantástica com seus telespectadores nas redes sociais, tornando-se referência no assunto.

Valorização dos colaboradores

As empresas do futuro também se preocupam mais com os seus ativos mais valiosos: os recursos humanos. Para isso, o investimento em tecnologias que facilitem a produtividade dos profissionais é um diferencial e tanto. Programas de bem-estar, planos de carreira e treinamentos periódicos são alguns exemplos.

Marketing Digital

O marketing digital é a característica mais importantes nas empresas do futuro. Com ele é possível garantir uma presença forte na Internet, construir uma audiência qualificada, falar com o público certo na hora certa, sair na frente da concorrência e analisar resultados com precisão. Tudo isso alinhando as expectativas de venda a estratégias assertivas.

Ficou interessado? O MBA Gestão Comercial e Marketing é um curso completo com tudo que uma empresa precisa para se destacar no mercado utilizando o Marketing Digital como aliado. Saiba mais aqui.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page