top of page

Eneagrama: Conheça esse teste de personalidade

É fato que nossa maneira de agir afeta tanto o dia a dia no trabalho quanto as nossas relações interpessoais. Por isso o Eneagrama é uma excelente forma de compreender não só a personalidade dos seus colaboradores, bem como as possibilidades de mudanças, pontos positivos e negativos.


Trata-se de um modelo que descreve as diferenças individuais tendo por base nove (ennea, em grego) tipos de pessoas. E é ilustrado por um Eneagrama propriamente dito – uma forma geométrica com nove lados. Sendo assim, cada uma de suas pontas representa um tipo psicológico básico correspondente a formatos de personalidade.


Composto por um círculo, um triângulo e uma hexade, o Eneagrama pode ser usado na compreensão e estudo de qualquer processo contínuo. Sua lógica é que o fim é sempre o início de um novo ciclo. Então, cada elemento do Eneagrama representa um processo evolutivo.


Assim, o testeEneagrama descreve nove tipos de personalidade que são interconectadas e facilmente observáveis no dia a dia. É um modelo que vem sendo bastante utilizado em empresas na gestão de pessoas e na seleção de novos talentos. Embora não seja ensinada e pesquisada na maioria das universidades de psicologia, a metodologia é relativamente popular no meio empresarial.


Os tipos de personalidade no teste Eneagrama são: perfeccionista, prestativo, bem-sucedido, romântico, observador, questionador, sonhador, confrontador e preservacionista. É válido lembrar que o teste precisa sempre ser feito por profissionais especializados em saúde mental, já que eles realizam uma série de perguntas para o indivíduo e com base nas respostas identificam o tipo de personalidade correspondente.


Neste cenário de conhecimento, a FGI se posiciona no mercado como a instituição que acompanha as transformações e as leva para a vida de seus alunos, entregando vantagem competitiva e um futuro promissor para os estudantes. Sendo assim, os profissionais que têm como desafio gerir e desenvolver equipes e pessoas, além de descobrir novas formas de inovação nas organizações, podem se atualizar no MBA Gente e Gestão. Para saber mais, clique aqui.





WhatsApp.svg.webp
bottom of page