top of page

Estratégia com Balanced Scorecard – BSC: o que é


Montar estratégias para o curto prazo é ótimo e traz os objetivos com menor tempo, mas toda empresa precisa ter abordagens que serão alicerces para alcançar objetivos de longo prazo também, e isso inclui o ramo do agronegócio. Para conseguir conectar os objetivos da empresa no longo prazo com os resultados e projetos que a empresa está fazendo no presente, um processo de gestão específico pode contribuir: o balanced scorecard.


O Balanced Scorecard é um termo que significa “Indicadores Balanceados de Desempenho” e é uma das metodologias mais utilizadas no mundo todo para facilitar a execução do plano. Criado pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Universidade de Harvard (EUA), por volta dos anos 90, o método é uma resposta à crença dos criadores de que os métodos já existentes para medir o desempenho eram insuficientes.


Com esse vácuo, a metodologia BSC foi inovadora pois permitiu avaliar e melhorar a performance empresarial, além de auxiliar as empresas a desdobrar a Missão, Visão e Valores. Com isso, a metodologia abarca não só as análises financeiras, mas tem um olhar 360º sobre a empresa, analisando-a como um todo.


O BSC se baseia em quatro perspectivas principais: financeira (definindo objetivos para 3, 5 ou 10 anos, como o aumento das fontes de renda), dos clientes (ao estipular um aumento de clientes com estratégias que o acompanhem desde antes até após a compra), de processos internos (ao identificar os processos que mais tem impacto na organização e direcioná-los à excelência) e de aprendizado e crescimento (ao definir objetivos estratégicos que proporcionam que a empresa atinja novos patamares de sucesso).


No módulo ‘Estratégia com Balanced Scorecard – BSC’ do MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio, o estudante aprende como o método BSC funciona no gerenciamento estratégico de uma empresa, concretizando ações e projetos que garantem um crescimento sólido de um negócio. Com duração de menos de 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page