Estratégias de vendas e negociação no agronegócio


As estratégias de vendas e negociação caminham lado a lado, já que para vender, é preciso negociar. Ambos são habilidades que podem ser desenvolvidas, embora exista algumas pessoas que tenham maior facilidade de atuação. As estratégias de negociação, basicamente, se resumem em um plano detalhado das melhores táticas e processos estabelecidos pelos gestores de uma empresa para construir sua marca, para gerar vendas e aumentar as receitas.


Essas táticas são as maneiras como essa estratégia será alcançada. Por exemplo: a estratégia é vender um serviço de gestão de fazendas para um agricultor, as formas com as quais o indivíduo atua em prol da venda são as táticas. Atualmente, o marketing também se alia ao processo de venda de qualquer serviço ou produto.


Uma das táticas utilizadas para que a estratégia de negociação seja concluída com sucesso é o aprofundamento do cliente. Conhecimento é poder. Então, antes de começar uma negociação, é importante que exista um planejamento consistente. Bons vendedores são aqueles que conhecem bem o seu produto: características, benefícios e diferenciais.


Portanto, também é recomendável a realização de um estudo prévio a respeito do cliente. De acordo com esse levantamento será possível responder perguntas como: o que ele espera obter com a negociação? Além disso, quais são as suas expectativas e o seu orçamento para a compra? Assim sendo, essas são apenas algumas das perguntas que podem ser respondidas antes do encontro.


Essa é considerada uma das principais e mais básicas técnicas de negociação que existem. Por isso, quando o vendedor conhece o seu produto e o seu cliente, as chances de ser surpreendido durante a negociação são menores. Além disso, estar um passo adiante possibilita ao negociador ter uma margem muito maior durante a conversa.


Para te auxiliar melhor no assunto, a FGI apresenta o módulo do MBA Gestão do Agronegócio, que tem como assunto o conhecimento voltado para aprender a moldar estratégias de vendas eficientes e aumentar seus resultados comerciais com técnicas e ferramentas feitas para isso. No curso, as mais modernas ferramentas de planejamento estratégico para aprimorar a gestão Agroindustrial são passadas aos alunos. A especialização tem duração de apenas 1 ano e meio, com aulas mensais aos fins de semana no formato ao vivo, oferecendo experiência 100% digital. Quer ser um dos líderes do mercado Agro? Clique aqui.


whatsapp-logo-1.png