top of page

Faculdade goiana lança a primeira pós em Contabilidade do Agronegócio


Nos últimos anos, o agronegócio tem assumido uma merecida posição de destaque no debate econômico e nas grandes pautas de discussão no Brasil, com ampla repercussão midiática. O setor vem ganhando os holofotes, devido às suas capacidades de expansão de produtividade e produção e de geração de oportunidades de emprego em várias regiões do país.


O Agronegócio encontra-se atualmente como o maior negócio da economia brasileira, sendo uma das principais locomotivas do progresso do país, com um número bastante expressivo de produtos, como frutas, flores, hortaliças, açúcar, café, algodão, cacau, madeira, borracha, carnes e, principalmente, ovos.


Uma das partes mais importantes que contribuem para o sucesso do Agronegócio é a contabilidade, que controla toda a parte econômica e financeira das propriedades rurais, registrando compras, vendas, recebimentos e pagamentos. Com a apuração destes resultados, é possível estruturar o planejamento da empresa rural e implementar mudanças, buscando maior eficiência e melhoria da situação econômica. O impacto das mudanças adotadas é avaliado novamente pela contabilidade e todo o processo é repetido para a nova realidade. A ideia é melhorar sucessivamente e a contabilidade é fundamental para isso.


Em paralelo, com o avanço da tecnologia e a concorrência acirrada, surge a necessidade de uma contabilidade diferenciada para o agronegócio, capaz de desenvolver informações concretas, com as quais proprietários e administradores consigam discernir o verdadeiro desempenho de seu negócio. A atualização dos mecanismos de gestão nas propriedades rurais é, hoje, uma necessidade fundamental para alavancar a produção, aumentar a produtividade e, consequentemente, alcançar os resultados esperados.


Assim, a Contabilidade Agropecuária, quando feita por profissionais qualificados e dedicados a essa área, podem contribuir para que as empresas rurais obtenham rendimentos adicionais, diluam custos, economizem insumos, aumentam os lucros, geram maior renda e mais empregos. Sabendo disso, a FGI, pioneira no ramo do agronegócio, está lançando a primeira pós graduação em Contabilidade do Agronegócio, o MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio. O curso, 100% digital, tem o objetivo de formar e preparar profissionais para uma área muito promissora nos próximos anos. Saiba mais aqui.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page