Fazenda Conectada: saiba tudo sobre a mais tecnológica do Brasil.


Para reunir soluções muito mais assertivas e conectadas, a Case IH lançou, no primeiro dia de setembro, uma das primeiras fazendas do país com estrutura completa para efetivar todo o potencial da agricultura digital no país.


A Fazenda Conectada, situada em Água Boa, no Mato Grosso, conta com conexão 4G para contribuir em todo o processo de união de soluções. A operação será monitorada pelo AFS Connect Center, o novo centro de monitoramento da marca, instalado na fábrica de Sorocaba (SP) e também em diversas concessionárias da Rede Case IH.


Mostrar como a conectividade, quando inserida no meio rural, aumenta a produtividade no campo é o principal objetivo deste projeto. De forma geral, a terra de Água Boa é conhecida por apresentar altos rendimentos em todas as safras, mas, mesmo nela, o índice de produtividade tange rumo ao crescimento.


Para se ter uma ideia melhor, no município, com 198 mil hectares plantados com soja, foram produzidas 160 mil toneladas da commodity na última safra, sendo que a produtividade média é de mais de 58 sacas de soja por hectare. A inserção do 4G e de uma estrutura completa vai possibilitar que essas sacas por hectare alcancem novos patamares de crescimento.


A agricultura 4.0, portanto, já estará 100% inserida na propriedade, já que as máquinas inteligentes aprendem e se auto ajustam por meio de machine learning, dados são gerados por sensores, e Big Data e Data Analytics atuam para operação no conceito de agricultura digital, com ganhos de eficiência, produtividade e sustentabilidade no negócio.


Ao falarmos de conectividade, a estabelecida pela TIM conta com duas antenas 4G LTE e em frequência de 700MHz, instaladas na fazenda e no centro de Água Boa. Essas antenas atendem às necessidades do campo e estão de acordo com um projeto de expansão da conectividade em áreas agrícolas liderado pela operadora, chamado 4G TIM no Campo.


Com esse projeto tão inovador, o produtor rural não é o único que ganha com a chegada do sinal 4G. Mais de 16 mil pessoas, de comunidades ao entorno de Água Boa, 93 propriedades rurais, 21 escolas e mais de 6 mil alunos serão beneficiados com a conectividade.

Futuramente, com a expansão do 5G nas áreas rurais, a Fazenda Conectada também poderá se inserir nesta nova tecnologia, aumentando, de forma ainda mais acelerada, a produtividade em suas plantações e levando mais inovação e tecnologia ao entorno.