Ferrugem asiática: O que é e como combater?

Diversas doenças atingem a cultura da soja, causando danos e consequentemente afetando a produtividade. A ferrugem asiática é uma das principais doenças da cultura da soja, tendo que adotar medidas preventivas para seu controle. Saber as causas desta doença, o que pode favorecer seu aparecimento e crescimento, fazem toda a diferença no manejo.


A ferrugem asiática é uma doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O patógeno é um dos que mais preocupam os produtores de soja, justamente por sua ação que pode levar a perda completa da produtividade da lavoura. Devido à facilidade de dispersão dos esporos do fungo, a doença não tem fronteiras e atinge todas as regiões do país.


O principal dano causado por ela é a desfolha precoce das plantas, o que impede a formação dos grãos, levando consequentemente à redução da produtividade. A extensão do dano depende da época em que ela incide, sendo que determinadas condições climáticas, como excesso de chuvas, são favoráveis ao aparecimento do fundo.


A doença pode ocorrer em qualquer momento do ciclo da cultura da soja, desse modo o monitoramento deve ser constante. Os sintomas normalmente ocorrem no início dos estágios reprodutivos, ou seja, no começo da floração das plantas. O monitoramento, entretanto, deve ocorrer antes do fechamento da entrelinha da soja, sendo acompanhado constantemente.


Para combater a doença, existem medidas preventivas e corretivas. As medidas preventivas que precisam ser adotadas são: utilização de cultivares mais tolerantes ou resistentes ao fungo; monitoramento constante; fazer vazio sanitário; semear a soja na época adequada para sua região e controlar a soja voluntária o quanto antes, assim como as plantas hospedeiras do fungo.

Agora, se já houve a constatação da presença da doença na área, é necessário adotar medidas de controle, como: utilização de produtos químicos recomendados; respeito à dosagem e época de aplicação dos produtos e rotação dos fungicidas, utilizando mecanismos de ação diferentes.