FOFs: o que são e como funcionam


O Fundo de Fundos, ou Fund of Funds, é uma modalidade de investimento que objetiva a confecção de uma carteira de aplicações diversificada com vários outros fundos de investimentos diferentes. Em outras palavras, por meio dos FOFs, o investidor tem acesso a diversos outros fundos em uma única aplicação. é válido lembrar que a gestão de cada fundo é feita pelo seu próprio gestor e não por quem comprou as cotas.


Isso pode ser encarado muito positivamente, pois é como se a gestão ficasse nas mãos de não só um, mas vários profissionais, o que reduz as chances de um possível erro operacional de um gestor, causando grandes impactos num produto como o FOF. Além do mais, isso pode ser perfeito para que haja mais acessibilidade aos fundos de investimento, especialmente pelo fato de que alguns exigem investimento inicial elevado, algo que pode ficar longe das possibilidades do público em geral.


Significa que você passa a ter a possibilidade de acesso às cotas de diversos, e até mesmo os mais renomados, fundos de investimento que muitas pessoas físicas não conseguiriam investir. Mas como os FOFs funcionam? Essa classe funciona com o investidor adquirindo as cotas de determinado Fundo de Fundo. Com o capital levantado pelas cotas adquiridas pelos cotistas, esse mesmo fundo adquire cotas de outros fundos.


Como já explicado, os FOFs são vistos como uma estratégia de alocação. Eles adquirem cotas somente de outros Fundos que acreditam que vão suprir as estratégias pré-estabelecidas pelo gestor. O funcionamento desses Fundos , em relação à administração, à gestão e afins, é a mesma de outros Fundos de Investimento.


Trazendo um pouco mais de conhecimento, os FOFs possuem três diferentes classificações. São eles: FOFs de Ações, FOFs de Multimercado e FOFs Imobiliários. De forma geral, o que muda são os Fundos em que o FOF vai investir, de acordo com seu objetivo e suas estratégias.


whatsapp-logo-1.png