Gamificação: aprendendo a investir em Bolsa de Valores


Fazer operações de compra e venda na Bolsa de Valores ainda é um processo muito novo no Brasil, onde apenas uma pequena parcela da população costuma investir seu dinheiro em ações e seus derivados. A falta de conhecimento e o consequente medo de perder dinheiro são os fatores principais que limitam os usuários a investir.


Para mudar essa realidade, é necessário que as pessoas aprendam a investir na B3 sem correr riscos nas primeiras tentativas. Uma das formas de se fazer isso é treinar os aportes nos jogos. A gamificação permite simular investimentos sem dificuldades. O usuário também pode convidar seus amigos e criar salas para simular e competir recreativamente em busca dos melhores resultados.


O método consiste no uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o entendimento de pessoas em situações do dia a dia. Em suma, a gamificação é a utilização de elementos de jogos em diversas situações de nossas vidas. Com uma linguagem mais lúdica, a técnica consegue tornar diversos assuntos muito mais interessantes, incluindo aprendizados sobre finanças.


Outro benefício se encontra no aprimoramento do aprendizado, uma vez que a utilização da gamificação torna o assunto mais persuasivo e lúdico. Por utilizar recursos visuais e uma linguagem mais simples, o mecanismo facilita a introdução da educação financeira até mesmo na infância.


Além de auxiliar no controle de despesas, alguns jogos também dão a base necessária para realizar pequenos investimentos e, quem sabe, dar o pontapé que precisava para abrir o tão sonhado negócio próprio. Neles, é possível ter noções básicas de micro e macroeconomia, planejamento e execução de vendas e até mesmo técnicas de liderança e gestão.


No módulo ‘Jogos II - Investimento em Bolsa de Valores’ do MBA Banking e Mercado de Capitais, o estudante aprende na prática como investir na bolsa e otimizar seus resultados em mais um módulo com sistema de gamificação moderno. Com duração de apenas 1 ano, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário.