Gente e Gestão ou RH?


Sabemos que o departamento de Recursos Humanos é imprescindível em qualquer empresa. A área é responsável não só por atrair, administrar e desenvolver uma das bases mais importantes de uma organização: as pessoas; como por garantir o bem-estar, contribuição e motivação dos colaboradores.


O RH precisa ouvir as necessidades e expectativas de toda a equipe, e com isso alinhar suas ações de forma conjunta com todos os departamentos da instituição. O setor de Recursos Humanos é um departamento que atua de forma estratégica para auxiliar a empresa a atingir as metas traçadas por todas as suas áreas. Possui uma ação mais operacional e responsável por mediar as necessidades dos colaboradores e da empresa para o alcance dos resultados da companhia.


Além disso, suas ações servem de apoio necessário para suprir as demandas de outros setores – afinal, todos eles precisam de profissionais capacitados e engajados para ter um bom desempenho. No entanto, o RH, assim como todas as outras áreas empresariais, também é diariamente afetado pela tecnologia e precisou evoluir o modelo de atuação. Neste cenário, Gente e Gestão aparecem como uma evolução do modelo tradicional de RH.

O profissional de Gente e Gestão, geralmente, faz parte do setor de RH, mas suas atividades vão além das funções tradicionais exercidas pelo departamento. O setor desempenha ações que são mais focadas no desenvolvimento das pessoas e na garantia do seu bem-estar.


Eles estão mais concentrados em elaborar estratégias de melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, para que todos se sintam mais valorizados e motivados ao trabalhar na organização. Ou seja, enquanto o RH exerce um papel mais estratégico e voltado para os resultados da organização, o setor de Gente e Gestão tem por objetivo trabalhar as pessoas de forma mais direta e humanizar as relações dentro da empresa.


Neste contexto de mudanças, a FGI se posiciona no mercado como a instituição que acompanha as transformações e as leva para a vida de seus alunos, entregando vantagem competitiva e um futuro promissor para os estudantes. Sendo assim, os profissionais que têm como desafio gerir e desenvolver equipes e pessoas, além de descobrir novas formas de inovação nas organizações, podem se atualizar no MBA Gente e Gestão. Para saber mais, clique no botão abaixo.