Gerenciamento de risco na bolsa de valores


As operações de curto prazo, como swing trade e day trade, são aquelas que mais expõem os investidores ao risco devido às rápidas oscilações dos ativos com o intuito de gerar lucro. Apesar da atrativa possibilidade de ganhar muito dinheiro em pouco tempo, não se pode esquecer que o risco de perder também é significativo. Por exemplo: se um investidor compra ações de uma empresa ao preço de 15,52 e elas subirem para 17,10, ele tem lucro, mas se ela cai o prejuízo também pode se tornar uma realidade.

Nem mesmo o mais renomado modo de operação pode garantir que um trader tenha 100% de sucesso. Por isso, é necessário contar um bom gerenciamento de risco para promover a sustentabilidade no longo prazo. Ou seja, para evitar que tais perdas aconteçam, o gerenciamento de risco entra como um aliado do investir.

Gerenciamento de risco

O gerenciamento de risco é o que possibilita ao investidor o poder de controlar suas operações. Com ele, o trader define alguns pontos como o stop loss, o número de contratos operados, a relação de ganho e perda, além de meta de ganho e limite de perda por trade, dia, mês e ano. Os parâmetros são estabelecidos de acordo com o perfil de cada investidor, o tipo de ativo negociado e o capital disponível.

Em operações de curta duração, o descontrole emocional é a principal causa de perdas. Por isso, ao utilizar os mecanismos de gerenciamento de risco e definir uma estratégia adequada, o investidor acaba minimizando as possibilidades de se deixar levar por impulsos emocionais e entregar todo o seu dinheiro ao mercado.

É válido salientar que a gestão de risco caminha lado a lado com a disciplina, que é essencial para obter um desempenho cada vez melhor e para atingir a tão sonhada consistência.

Mecanismos de gerenciamento de risco

A principal etapa do gerenciamento de risco é a definição do stop loss, ou seja, um limite de perda. Saber a hora de parar é fundamental para evitar grandes prejuízos. É nesse momento que o trader define a relação ganho e perda. É preciso estabelecer uma porcentagem que você estará disposto a perder.

Além disso, tanto para uma operação rápida como no longo prazo, o trader deve também estabelecer uma meta diária de ganho e assim que atingi-la deve parar de operar. Isso é eficaz para evitar que você perca o que já ganhou.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS PRESENCIAIS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães

e-MEC  

Trabalhe conosco