Gestão comercial e marketing digital: como atuam juntos


A relação entre a gestão comercial e marketing digital está cada vez mais próxima, isso porque as mesmas plataformas usadas para o marketing digital também podem ser usadas para vendas, estabelecendo uma relação ainda mais dependente entre essas áreas.


Cada vez mais, os canais digitais, como redes sociais, e-mail marketing e estratégias de captação de leads, são importantes para gerar vendas para as empresas, sejam essas vendas de produtos online, E-commerces ou mesmo serviços.


Para enfrentar os desafios do mercado atual, sua empresa tem muito a ganhar ao optar pelo trabalho conjunto entre gestão comercial e marketing digital. Se há algum tempo os setores de vendas e marketing eram setores independentes com ações isoladas, atualmente, um impacta diretamente nos processos e nos resultados que o outro pode alcançar.


Considere uma estratégia de Inbound Marketing que tem como um dos objetivos gerar leads que serão nutridos pelo setor. Na lógica atual, em alguma etapa do funil de vendas, esses mesmos contatos serão direcionados à área comercial para serem abordados por vendedores na busca por novos clientes.


Agora imagine se os leads que chegam até o comercial não estão alinhados ao perfil de cliente ideal da empresa e o setor não consegue converter esses consumidores. Ou seja, não consegue transformar esses leads em clientes.


O impacto desse não alinhamento gera resultados negativos para toda a empresa que não é capaz de bater suas metas de venda, tem um ROI (retorno sobre investimento) reduzido e ainda um custo por aquisição de clientes elevado.


Sendo assim, existe um momento em que as funções de marketing passam a estar relacionadas a passagem de leads para o setor de vendas. Essa é uma visão comum que impacta a forma como as empresas organizam seus funis de vendas. Grande parte do funil de vendas é responsabilidade do marketing.


Logo, grande parte dos resultados que serão alcançados pela gestão comercial, é também de responsabilidade do marketing. Há, portanto, uma intersecção dos temas e cabe às empresas unirem as áreas para que os resultados sejam mais satisfatórios.


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