top of page

Gestão Comercial ou Ciências Contábeis: qual a melhor escolha?


Você está comprometido a transformar a sua vida financeira. Quer ter estabilidade e poder de compra. Sonha com um futuro de reconhecimento e conquistas. E, no fundo, você sabe que para ter acesso de forma mais rápida a todos esses desejos, ter uma graduação no currículo fará toda a diferença nos processos seletivos no qual participará daqui pra frente.

Dentre suas pesquisas, gestão comercial e ciências contábeis pareceram interessantes, mas ainda paira uma dúvida na cabeça: qual a melhor escolha? No texto de hoje, vamos mostrar mais detalhes de cada uma destas profissões para você sair daqui cheio de certezas. Fique com a gente.


Para começar, vamos falar sobre a gestão comercial, que envolve a gerência dos recursos que fazem parte da atividade comercial, como o próprio nome já diz. Toda empresa no mercado tem que lidar com esse lado do negócio, porém nem toda organização possui profissionais que dominem as técnicas gerenciais específicas da área.


A importância desse tipo de gestão está justamente em concentrar esforços particulares na eficiência das vendas, atendimento ao cliente, logística da atividade comercial, entre outros aspectos e processos gerenciais. Gerenciar equipes e definir estratégias, preço e melhor mercado para atuação, por meio de estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária é um dos papéis de um gestor comercial.


No mercado de trabalho, esse profissional pode atuar como vendedor, representante, gerente e diretor comercial em empresas privadas. Pode, também, trabalhar como autônomo, prestando consultoria para empresas ou gerenciando seu próprio negócio. É uma área muito vasta de atuação.


A FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, dentre tantos cursos em sua grade, oferece a graduação em Gestão Comercial, que prepara profissionais que buscam alavancar seus resultados comerciais, desenvolver liderança, gestão de equipes e aprender as mais modernas técnicas de marketing e vendas na era digital. O curso tem duração de 2 anos e é o mais completo do mercado.


Por outro lado, temos o profissional de ciências contábeis, essencial para o funcionamento de uma empresa, desde o seu início: ele registra a companhia junto aos órgãos do governo e obtém o alvará para o começo das atividades. Ele também elabora demonstrações financeiras e controla toda a movimentação (contas, empréstimos, investimentos).


Além disso, pode trabalhar em auditoria (verificando os registros contábeis), em perícia contábil (emitindo opinião técnica para solucionar casos judiciais e extrajudiciais), ou ainda, como controller, relacionando os resultados almejados aos controles adequados.


A FGI também oferece a Graduação em Ciências Contábeis que, durante os 4 anos, leva em consideração todas as inovações educacionais e da carreira do futuro profissional em contabilidade.​​ O programa é voltado para profissionais e futuros profissionais que têm como desafio trabalhar a contabilidade nas suas diversas especificações, tais como: planejamento contábil comercial, industrial, rural, bancário e público; auditoria e análise contábil.


Agora que você já sabe mais sobre ambos os cursos, pode escolher aquele que mais se encaixa ao seu objetivo profissional. Com todas as dúvidas sanadas, você, finalmente, pode dar o pontapé inicial na sua vida acadêmica. Caso queira um atendimento mais rápido, direto e personalizado, entre em contato agora com a nossa equipe pelo WhatsApp. Clique aqui.




WhatsApp.svg.webp
bottom of page