top of page

Gestão de Fazendas: Desafios e Boas Práticas

A gestão de fazendas envolve muito mais do que o cuidado com a produção e com o solo. Para garantir o sucesso da propriedade, o administrador deve dominar também técnicas de gestão de pessoas, financeira e estratégica. Além disso, deve estar preparado para negociar com fornecedores e clientes e lidar com imprevistos.


Muitos produtores têm o domínio da atividade agrícola, mas ainda precisam desenvolver habilidades voltadas para as outras áreas da administração de fazendas. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os desafios e as boas práticas neste meio.


A gestão de fazendas é necessária para 99% das propriedades rurais. Ela pode ser resumida em uma única e importante palavra: medir. Proprietários e gestores devem ter o hábito de mensurar todos os pontos de uma gestão rural, desde os gastos aos custos, passando por ganhos etc. No entanto, é comum encontrar fazendas nas quais a prática de controlar esses fatores é significativamente deficiente, sendo este o principal gargalo na gestão rural.


Outro desafio está ligado ao relacionamento interpessoal, tendo em vista que a mão de obra rural é escassa e, em alguns níveis, é até mesmo difícil de ser encontrada. Além do mais, o empresário rural deve ser capaz de compreender as particularidades desse tipo de trabalho e o que faz das pessoas diferentes. Pode parecer complicado, mas é essencial nesse tipo de atuação.


Para ter uma atuação assertiva na gestão de fazendas, o gestor rural pode se capacitar a partir de cursos variados que estão disponíveis no mercado. Alinhados à experiência prática, são um diferencial na atuação.


Este e outros assuntos importantes você encontra com mais profundidade na FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, que por sempre estar antenada às novidades do mercado agro, se destaca entre a concorrência como uma das pioneiras por oferecer cursos completos e práticos do ramo. Como graduação, a faculdade tem a opção de Gestão do Agronegócio.


Já na pós-graduação, há as seguintes opções: MBA Gestão Estratégica do Agronegócio, MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte, MBA Direito do Agronegócio e MBA Contabilidade, Auditoria e Perícia do Agronegócio. Para acessar e saber mais sobre cada um deles, clique aqui.

Profa. Ma. SILVIANY DA SILVA COUTINHO GUIMARÃES


WhatsApp.svg.webp
bottom of page