Gestão de pessoas e a influência da Internet


Certamente, as relações de trabalho mudaram com o advento da tecnologia, em especial com a chegada da Internet. Afinal, a inovação tem feito uma verdadeira revolução nos antigos modelos organizacionais.


O impacto da tecnologia no desenvolvimento da Gestão de Pessoas, por exemplo, vem transformando o papel do gestor e trazendo recursos mais eficientes para as diversas áreas de atuação.


As relações também se transformam e o trabalho se torna uma ferramenta social de aprendizado e desenvolvimento tanto intelectual quanto pessoal. Dessa forma, um novo papel para o colaborador passa a se delinear no universo corporativo, modificando toda uma rede formada pelo trabalho.


No mercado de trabalho, a tecnologia impactou todos os setores e atividades. Das vendas à ciência, jornalismo e até à cultura. E na gestão de pessoas, a Internet teve uma atuação expressiva nas mudanças do setor.


Aliás, na própria denominação como gestão de pessoas. Afinal, anterior a isso, a administração de recursos humanos estava ligada basicamente aos processos de contratação, demissão, folhas de pagamento e benefícios.


Com a automatização de operações burocráticas, sobrou mais tempo para se preocupar com outros fatores, talvez até mais importantes, como produtividade, qualidade de vida e estratégias inovadoras para atingir mais parceiros.


Sendo assim, o mercado de trabalho se adapta às novas realidades e usa o que a Internet tem de melhor a seu favor. Na gestão de pessoas, a Internet também possui um papel duplo: funciona como vitrine de talentos e serve como uma ferramenta de divulgação da empresa.


Os profissionais de recursos humanos aproveitam plataformas como as redes sociais para captar profissionais talentosos e qualificados, que podem ou não ser das empresas concorrentes. Isto torna o processo mais barato, assertivo e rápido, já que é possível entrar em contato diretamente com o profissional desejado.


Além disso, a Internet também trouxe um outro lado para a gestão de pessoas e para os próprios colaboradores ao criar novos cargos de especialização, auxiliar em atividades de treinamento e desenvolvimento, criar novas condições de trabalho, como o home office, e

facilitar avaliações de desempenho e feedbacks. A Internet deixou tudo mais prático, rápido e eficaz, possibilitando um novo olhar sobre temas antes negligenciados.


Neste cenário de mudanças, a FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, se posiciona no mercado como a instituição que acompanha as transformações e as leva para a vida de seus alunos, entregando vantagem competitiva e um futuro promissor para os estudantes.


Sendo assim, os profissionais que têm como desafio gerir e desenvolver equipes e pessoas, além de descobrir novas formas de inovação nas organizações, podem se atualizar no MBA Gente e Gestão. Para saber mais, clique aqui.