Gestão Financeira do Agronegócio


A gestão financeira, segundo o SEBRAE, é um conjunto de processos pautados no registro e no gerenciamento de informações ligadas às finanças do negócio. Da mesma forma que o produtor precisa ter olhos na lavoura, é fundamental estar atento também às finanças.

A viabilidade da atividade de determinada propriedade rural, a disponibilidade de dinheiro em caixa ao longo do ciclo produtivo e a obtenção de lucro são questões que podem, e devem, ser respondidas pela gestão financeira e econômica do negócio.


Ao utilizar ferramentas da gestão econômica, como custo de produção, e da gestão financeira, como o fluxo de caixa, serão geradas informações relevantes, consistentes e ágeis para a tomada de decisão do empresário. Assim, o agricultor tem mais clareza em relação aos seus gastos e pode tomar decisões como: aquisição de maquinários, insumos e defensivos, compra de novas áreas, arrendamentos, construção de infraestrutura, contratação e capacitação de mão de obra, dentre outros.


O planejamento tributário, a liderança e a gestão econômica e financeira têm o objetivo de preservar a harmonia dos negócios agrícolas, proporcionando longevidade para os empreendimentos. Além disso, a boa gestão financeira em um agronegócio eleva o nível de competitividade no mercado e, consequentemente, sua produtividade. O futuro é sempre formado a partir de decisões do presente. Escolha o certo agora, com boa gestão e embasamento, para ver os resultados que deseja em seu agronegócio em um futuro promissor.


No módulo ‘Gestão Financeira do Agronegócio' do MBA Vendas no Agronegócio, o aluno aprende como gerir a parte financeira e entende que ela é uma peça fundamental para a gestão do seu negócio. Além disso, fica por dentro das técnicas para otimizar a gestão financeira da sua empresa ou daquela em que trabalha. Com duração de apenas 16 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.