Gestão Financeira e Contabilidade Analítica


Gestão Financeira e Contabilidade Analítica caminham, na maioria das vezes, juntas, principalmente no setor bancário. Ao falar da gestão financeira, considera-se um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.


É tudo aquilo que se refere a investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa. Essas ações são vitais para que uma organização obtenha bons resultados, pois permite estabelecer metas, estipular prazos e analisar se os resultados estão de acordo com o que estava planejado pela organização.


A gestão financeira é o centro das empresas, pois é a área responsável por fornecer recursos para que toda a operação possa existir como um todo, e de forma eficiente. Os profissionais que lidam com a gestão financeira têm o importante dever de cuidar da entrada de caixa do negócio, quitar as contas e, ainda, trabalhar para identificar gastos desnecessários.


Já a contabilidade analítica é um ramo da contabilidade que analisa os quadros e mapas empresariais, nomeadamente os balanços, as demonstrações de contas e fluxos de caixa para estes auxiliarem os gestores intermédios e de topo na gestão e administração da empresa. O seu objetivo é apurar os resultados de cada atividade, avaliando as suas estruturas de custos e de proveitos.


Os benefícios da contabilidade analítica são: melhor mapeamento financeiro do cliente, melhoria de informações, maior transparência nos gastos, entendimento dos gastos, foco na rentabilidade de produto e estabelecimento de padrões e previsões do futuro financeiro das instituições bancárias.


No módulo ‘Gestão Financeira e Contabilidade Analítica’ do MBA Banking e Mercado de Capitais, o estudante aprimora seus conhecimentos de gestão financeira e aprende ferramentas e técnicas modernas para detalhar seus dados contábeis. Com duração de apenas 1 ano, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário.




whatsapp-logo-1.png