top of page

Google for Education: as ferramentas do Google para educação


Soluções inovadoras sempre fizeram parte do cenário tecnológico que estamos vivenciando. Tais soluções advém de necessidades novas que surgem de forma diária no mundo. Uma dessas necessidades foi a aula online, que precisou ser utilizada em todos os lugares do mundo, como uma forma de substituir as aulas presenciais.


O Google, como uma empresa naturalmente focada em inovação, aprimorou o Google for Education, uma ferramenta pensada exclusivamente para a propagação de conhecimento. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre recurso tão importante.

O que é

O Google for Education é uma plataforma educacional colaborativa que possibilita às escolas, professores e estudantes extrapolarem a sua criatividade no uso da tecnologia em sala de aula.


Trata-se de uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.


Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas tanto para escolas como universidades com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes, principalmente, crianças e adolescentes.

Como funciona

Integrado ao Google Suite, o Google for Education possibilita a sincronização da plataforma com todas as outras ferramentas do Google. É possível colaborar na edição de documentos, planilhas e apresentações em tempo real e comunicar-se via e-mail, chat e vídeo para conectar à sala de aula.


Além disso, existe também a possibilidade de criar turmas, elaborar atividades, aplicar testes e economizar tempo na avaliação, criar listas de tarefas e lembretes de atividades e programar reuniões. Tudo isso com a confiança que só uma plataforma segura pode proporcionar, por pacotes gratuitos ou pagos.


Os educadores conseguem manter o aprendizado personalizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas e os alunos se beneficiam com a facilidade da plataforma e ganham mais tempo para aprendizagem.

Futuro da educação

Em agosto deste ano, O Google for Education apresentou mais de 50 novos recursos e funcionalidades para as ferramentas de ensino a distância no G Suite for Education, Google Sala de Aula, Google Meet e outros produtos da empresa. O intuito é auxiliar na equidade do sistema público e expandir a educação no mundo pós-covid a partir das experiências de outros países.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page