top of page

Investimentos em Renda Variável


Nos últimos meses, o número de pessoas que se tornaram investidores em renda variável aumentaram significativamente. Mas o Brasil ainda está dando passos de bebê quando se trata desse assunto.


Em outros países do mundo, o número de investidores nesse tipo de investimento é muito maior. E é por isso que se torna necessário a educação acerca deste tema. No texto de hoje, vamos falar sobre os investimentos de renda variável aqui no nosso país. Fique com a gente!

Renda variável

Renda variável é uma forma de investimento na qual não é possível saber previamente quanto o dinheiro irá render. Diferente da renda fixa, os investimentos em renda variável são voláteis.


O rendimento é determinado pela oscilação do preço de compra e venda dos ativos, podendo ser maior, igual ou menor que o capital investido. Dessa forma, são aplicações de maior risco, mas também podem proporcionar um lucro maior em um curto espaço de tempo.

Tipos de investimentos em renda variável

Ações

As ações são pequenas parcelas de uma empresa, negociadas na bolsa de valores, com o objetivo de gerar verba para a companhia investir. Quem compra ações de uma empresa passa a ser sócio dela. Se empresa cresce e dá lucro, os investidores ganham com a valorização dos papéis e possíveis dividendos.


Os preços das ações variam de acordo com a oferta e a demanda: quando muitos investidores querem comprar determinada ação, seu preço tende a subir. Mas se muita gente quiser vender, o preço tende a cair.

Derivativos

As opções, os contratos futuros e outros tipos de derivativos também são considerados investimentos em renda variável. Trata-se de uma categoria de ativos cujos valores derivam do comportamento de outro ativo. Eles também são negociados na bolsa de valores e o ativo pode ser tanto físico (café, ouro – veja como investir em ouro na bolsa de valores – e commodities em geral) como financeiro (ações, taxas de juros, câmbio, etc.).

ETF

ETF (Exchange Traded Funds ou Fundos de Índice) são fundos que refletem o comportamento de um determinado índice e são negociados na bolsa de valores. Por ser uma cesta de ativos, o ETF permite acessar mercados amplos sem precisar comprar cada papel em separado, o que favorece a diversificação das aplicações.

Commodities

Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima, são produzidos em escala e podem ser estocados sem perda de qualidade. São exemplos de commodities petróleo, café, soja, ouro, ferro e outros.

Moedas

Moedas também são ativos que se enquadram na renda variável. Nessa modalidade, o investidor compra uma moeda estrangeira (Dólar, Euro, Ien e etc) e espera a valorização dela no futuro. A variação está atrelada à balança comercial, fluxo de capitais no país emissor da moeda e outras especificidades de cada país. As moedas costumam oscilar muito mais do que ações negociadas na bolsa de valores.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page