IoT: agricultura inteligente e seus benefícios

A agricultura inteligente é um sistema que monitora e une dados meteorológicos para auxiliar o agricultor no processo de avaliação das principais condições da produção. Este trabalho é realizado através do que o acompanhamento das condições do tempo durante as várias fases da cultura, com obtenção e análise de dados precisos, coletados por meio de estações meteorológicas e sensores que captam informações, como: temperatura do ar, tempo de molhamento foliar, precipitação, umidade do solo, entre outros parâmetros.


Com a utilização da agricultura inteligente, é possível ter controle do comportamento do solo, da disponibilidade hídrica da região em que se encontra a plantação e do desenvolvimento recorrente das vegetações. Tendo em vista noções reais de desenvolvimento das culturas para a minimização de perdas na produção.


Uma das ferramentas que contribuem para o desenvolvimento da agricultura inteligente é o IoT (Internet das Coisas). A IoT está modificando consideravelmente o mundo em que vivemos; indústrias avançadas, veículos conectados e cidades inteligentes são apenas alguns exemplos dos avanços que essa tecnologia tem proporcionado. No entanto, aplicar a IoT na agricultura é mais do que uma tendência: é uma necessidade.


Isso porque a população global deve atingir 9,6 bilhões até 2050. Diante desse contexto, para alimentar essa quantidade de pessoas, a indústria agrícola precisa adotar a IoT para aumentar sua eficácia nos processos, reduzir custos e, acima de tudo, aumentar a produção. Essa tecnologia também é uma forma de enfrentar desafios como condições climáticas extremas, aumento das mudanças climáticas e o impacto ambiental resultante de práticas agrícolas intensivas.


Sendo assim, a agricultura inteligente, baseada nas tecnologias de IoT, permitirá que agricultores reduzam o desperdício e aumentem a produtividade, desde a quantidade de fertilizante utilizada até o número de viagens que os veículos agrícolas precisam executar. Este formato é altamente eficiente quando comparado com a abordagem convencional.



whatsapp-logo-1.png