top of page

Israel compartilha técnicas em Brasília sobre agricultura familiar e de precisão


A agricultura familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. É constituída de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.


Já a agricultura de precisão é a forma mais precisa de monitorar as atividades agrícolas, através da utilização de tecnologias avançadas. A partir de dados coletados das áreas geograficamente referenciadas, se torna possível a implementação da automação agrícola, além de tornar mais assertiva a tomada de decisão.


Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a agricultura de precisão colabora no processo e análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas.


A agricultura é uma das atividades econômicas mais desenvolvidas em Israel, no Oriente Médio. Apesar de sua geografia extremamente hostil à prática das atividades agrícolas, o país é grande exportador de hortifrútis. Metade de seu território é composto por solos desérticos, com baixa incidência de chuvas e um clima muito seco. Para driblar essas dificuldades, Israel se tornou um líder mundial em pesquisas agrícolas.


Os israelenses aliam tecnologia e sustentabilidade para produzir mais gastando menos água, energia e fertilizantes. Agora, todo esse conhecimento está sendo compartilhado com o Brasil na embaixada de Israel em Brasília.


“Uma das ideias que nós tivemos foi usar essa área que temos aqui na embaixada para mostrar as tecnologias israelenses e fazer um tipo de ‘embaixada verde’. Temos aqui um biodigestor, temos uma estufa, temos irrigação por gotejamento para mostrar as possibilidades, seja para a agricultura familiar ou de tamanho maior. Tem aqui algumas tecnologias que mostramos e queremos ser uma janela para o mundo brasileiro saber mais sobre as tecnologias de Israel e as possibilidades de cooperação”, diz o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar-Zonshine.


Em evento realizado recentemente, gestores públicos da capital federal puderam conhecer o projeto Embaixada Verde, que apresentou soluções israelenses para a agricultura familiar e sustentável. Entre elas, está o biodigestor, um equipamento compacto, capaz de transformar lixo orgânico em adubo e ainda fornecer gás metano para a cozinha.


O fertilizante gerado pelo biodigestor é utilizado no sistema de irrigação por gotejamento da horta orgânica da embaixada, que produz pimentões, berinjelas, tomates e temperos, economizando recursos naturais e financeiros.


Outro destaque do evento foram as soluções para a agricultura de precisão, como o menor espectrômetro do mundo, aparelho que mede o percentual de umidade, proteína e óleo da soja. Além dele, foi apresentado o sensor que avisa pelo celular quando é a hora de irrigar as plantas.


“É um aparato que está ligado no tronco ou na raiz. São sensores no solo, no tronco e no fruto que conseguem saber em tempo real se a planta está em estresse”, conta o adido de Agricultura e Água de Israel para a América Latina, Ari Fisher.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page