Jogos de Negócios Sistêmicos

Os jogos de negócios sistêmicos são uma alternativa ao ensino tradicional. Ao invés do aluno ouvir o professor falar por horas e não colocar nada daquilo em prática, os jogos fazem exatamente o movimento contrário. Eles garantem um melhor aprendizado e treinamento das habilidades por meio de uma metodologia de simulação que interage com situações definidas pelos participantes.


Esse tipo de ação visa buscar resultados qualitativos dos jogadores, sendo o objetivo do jogo estimular a capacidade já existente em cada participante. Seu intuito é desenvolver um mindset que perceba que todos os fatos e as pessoas estão interligadas dentro de uma mesma organização. Assim, o que acontece em um departamento de uma empresa não vai terminar em si mesmo, mas vai reverberar nos outros setores.


Seus desafios estimulam o aprendizado dos estudantes e permitem que eles vivenciem assuntos e cenários do ramo dos negócios, capacitando-os para a realidade do mercado de trabalho. Os jogos empresariais oferecem uma nova perspectiva ao permitir que o aluno coloque em prática as teorias aprendidas em sala de aula. A prática de jogos no aprendizado possui três objetivos principais: treinamento, técnica e pesquisa.


No treinamento, o aluno tem a possibilidade de desenvolver nos alunos a capacidade de tomar decisões por meio de experiências e exercícios num ambiente fictício, tão semelhante quanto possível à situação real, na qual desafios terão que ser verdadeiramente enfrentados. Já nas técnicas, é possível aprender métodos de liderança de maneira simples e intuitiva por meio do cenário apresentado.


Por fim, o aluno consegue fazer uso do cenário criado pelo jogo para descobrir maneiras de resolver problemas empresariais; explicar e testar os elementos das teorias econômica e administrativa e fazer uma análise comportamental individual e grupal dos jogadores.


No módulo ‘Jogos de Negócios Sistêmicos' do MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno, com os Jogos de Gestão, se livra do velho TCC e experimenta os conhecimentos recebidos em um ambiente de realidade simulada. Com duração de apenas 18 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.