Jogos para Gestão Bancária


A gamificação é um termo utilizado para definir o emprego de técnicas comuns aos games em situações de não jogo. Sendo assim, é uma característica que, normalmente, aparece em jogos adaptados para um contexto distinto, geralmente para motivar ou tornar uma tarefa mais prazerosa. Portanto, o uso do design e da mecânica de jogos para enriquecer contextos diversos normalmente não relacionados a jogos, com o objetivo de instruir, influenciar no comportamento e incentivar resultados práticos.


A ferramenta está em crescente tendência devido às expectativas dos jovens que não se encaixam nas estruturas tradicionais das empresas e estão, desde sempre, acostumados a combinar as telas com os afazeres do dia a dia. A gamificação chega para melhorar esse cenário, tornando o ambiente empresarial tradicional mais atrativo e divertido, além de proporcionar um contato muito mais agradável e cativante com as atividades cotidianas.


No cenário de gestão bancária, a gamificação se desenvolve com jogos de simulação que proporcionam a experiência de gestão das operações de linha de frente e retaguarda de um banco, e as interações desses fatores em um ambiente competitivo. O sistema abarca preços de produtos de crédito e de depósito, balanço de riscos e crescimento da folha de balanço, divisão das fontes de financiamento do banco em depósitos centrais e passivos gerenciados, entendimento sobre declaração de renda do banco e folha de balanço e interação entre banco central e bancos comerciais.


Além disso, proporciona experiências reais sobre solvência bancária específica, medidas de liquidez, e regulação de acordo com padrões internacionais, terminologias bancárias e apresentação de resultados, incluindo índices financeiros únicos, dinheiro como principal produto do banco, lucratividade de diferentes segmentos de clientes e produtos e entendimento dos produtos e serviços bancários.


No módulo ‘Jogos I - Gestão Bancária’ do MBA Banking e Mercado de Capitais, o estudante aprende sobre a gestão bancária e todos os aspectos na prática, que os auxiliarão no mercado de trabalho. Com duração de apenas 1 ano, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo. Ficou interessado(a)? Clique aqui e conheça o futuro do mercado bancário.