Liderança e Gestão Sistêmica de Equipes


Para que uma equipe no agronegócio entregue o seu máximo e esteja sempre disposta a aprender e produzir bons resultados, sua liderança e gestão precisam ser sistêmicas, ou seja, apresentarem uma nova forma de conduzir empresas e seus colaboradores, explorando habilidades e ferramentas necessárias para adentrar em um cenário complexo de relacionamento.


A gestão sistêmica está presente na união de quatro tipos de líderes: centralizados, democráticos, meritocráticos e participativos. Cada um deles, por si só, não conseguem contemplar um bom gerenciamento de equipe, mas, quando juntos, podem sim, transformar o ambiente corporativo.


A liderança centralizada acontece quando o empreendedor reúne todas as decisões em seu formato e afasta sua equipe desta técnica, representa um padrão de gestão em que o líder possui muitos problemas para incumbir os afazeres aos seus liderados, em dar-lhes encargos e, por essa razão, termina intervindo sempre em todas as atividades da organização.


Por outro lado, a liderança democrática é percebida quando o líder acaba compartilhando as responsabilidades com o meio e introduzindo-a nas ações de edificação dos resultados. A liderança meritocrática diz respeito ao aspecto de gerir através da meritocracia e valorização dos colaboradores, ou seja, estimulando sua operosidade, motivação e engajamento, e distinguindo o resultado conforme o processo de evolução cognitivo e aprendizagem de cada indivíduo.


Por fim, a liderança participativa acontece quando há uma união de forças de um grupo para a implementação da solução de uma oportunidade ou problema, criando estratégias de grupos e subgrupos para efetivação de uma determinada ação com lideranças predefinidas. Ou seja, é uma adesão de forças para assegurar ainda mais inteligência ao grupo, fortificando os componentes e fazendo com que o resultado final possua ainda mais qualidade.


No módulo ‘Liderança e Gestão Sistêmica de Equipes’ do MBA Direito do Agronegócio, o aluno aprende as mais modernas técnicas e ferramentas para liderança sistêmica e gestão de equipes. Com duração de menos de 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.



whatsapp-logo-1.png