top of page

Líderes com formação além da técnica são o que o mercado precisa

Liderar é dar exemplo. Na própria raiz da palavra, ser líder é ser guia, mostrar o caminho. Já formar é outra palavra interessante. Não quer dizer só “ensinar”, mas, mais que isso, significa “dar certa disposição ao espírito”. Portanto, formar não é só passar um conhecimento prático ou teórico, trata-se de uma influência muito mais profunda e inspiradora do que é possível ver na superfície.

Empresas que investem na formação de líderes sabem da importância de trabalhar com equipes competentes e pessoas comprometidas. Os benefícios percebidos por quem desenvolve pessoas no ambiente de trabalho são muitos, como o aumento da motivação, produtividade e retenção dos colaboradores.


Quem possui o perfil de liderança, tem dentro delas muito o que ensinar, mas também muita sede em aprender para evoluir diariamente. Sendo assim, líderes com formação profunda trazem novas ideias e vivências para dentro da empresa, e a empresa leva aos líderes um pouco do seu jeito de ser.

Essa troca de experiências é que torna possível engajar pessoas num nível mais pessoal e profundo que não se encontra em empresas com hierarquias muito rígidas e fechadas, que não estão abertas a escutar o outro e, assim, acabam se fechando não só a quem chega, mas também às ideias proveitosas que elas podem trazer.


O valor da técnica existe, mas é a parte mais fácil. Ensinar procedimentos, linguagens de programação, boas práticas de design, tudo isso faz parte da técnica, e formar pessoas que apenas executam tarefas não é torná-la líder.


Por isso, trazer a formação humana como uma das bases da cultura da empresa permite criar times coesos que não abrem mão do pensamento crítico. Em outras palavras, são pessoas que remam na mesma direção mirando o mesmo objetivo, mas todos têm a possibilidade de opinar e questionar para que cada braçada seja mais assertiva do que a anterior.


Aliás, uma das vantagens de formar pessoas é poder treiná-las para que priorizem em sua trajetória a excelência na entrega, além do protagonismo e da responsabilidade sobre a própria trajetória, pessoal e profissional, mostrando como a formação humana num todo é um diferencial de sucesso.


No MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende sobre o pensamento sistêmico nas organizações e como a conexão entre todas as partes envolvidas de uma empresa desenvolvem um planejamento estratégico. Com duração de apenas 17 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page