top of page

Logística aplicada ao agronegócio


Uma boa organização faz toda a diferença no dia a dia das empresas e no agronegócio não poderia ser diferente. Neste cenário, entende-se logística como o processo de planejamento e execução do eficiente transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.


Muitas empresas se especializam prestando serviços a fabricantes, varejistas e outras indústrias com grande necessidade de transportar mercadorias. Alguns possuem toda a gama de infraestrutura, desde aviões a caminhões, armazéns e softwares, enquanto, por outro lado, outras se especializam em uma ou duas partes. No ramo do agronegócio, tem de tudo: empresas pequenas que apostam em poucos, mas eficientes meios e as grandes empresas, que possuem uma estrutura de maior escala.


Neste sentido, a logística voltada para o agronegócio cuida de toda a movimentação de seus materiais, como o transporte dos suprimentos dentro da produção e o carregamento para entregar o produto ao consumidor final. Além disso, as suas atividades se relacionam com muitos outros processos, como o de compras, armazenamento e distribuição de produtos. É válido salientar que todas essas operações devem ser realizadas com agilidade e qualidade.


Para poder crescer em termos de produtividade e faturamento, o agronegócio brasileiro precisa superar alguns desafios. Parte deles não depende apenas dos agentes do setor, sendo necessária a intervenção do estado para resolver a questão. Já outra parte pode ser, no mínimo, melhorada com a iniciativa dos produtores.


Alguns destes desafios são: dependência do modal rodoviário, falta de infraestrutura para armazenamento, altos custos em toda a estrutura de produção, longas distâncias para escoar os produtos e desperdício da produção na logística. Para superar tais adversidades, alguns caminhos podem ser seguidos, dentre eles: organização da linha de produção adequadamente, automatização de processos na linha produtiva e busca de soluções tecnológicas.


No módulo ‘Logística aplicada ao agronegócio’ do MBA Gestão Estratégica do Agronegócio, o aluno se dedica à compreensão e análise dos riscos e oportunidades inerentes a este tema e como construir uma operação bem sucedida. Com duração de apenas 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, oferecendo experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e faça parte do time de líderes do mercado agro.


WhatsApp.svg.webp
bottom of page