Logística no agronegócio e seus principais desafios


Existe um detalhe que faz toda a diferença no dia a dia das empresas, inclusive no agronegócio: uma boa organização, também chamada de logística. Neste cenário, entende-se logística como o processo de planejamento e execução do eficiente transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.


Muitas empresas se especializam prestando serviços a fabricantes, varejistas e outras indústrias com grande necessidade de transportar mercadorias. Alguns possuem toda a gama de infraestrutura, desde aviões a caminhões, armazéns e softwares, enquanto, por outro lado, outras se especializam em uma ou duas partes. No ramo do agronegócio, tem de tudo: empresas pequenas que apostam em poucos, mas eficientes meios e as grandes empresas, que possuem uma estrutura de maior escala.


Neste sentido, a logística voltada para o agronegócio cuida de toda a movimentação de seus materiais, como o transporte dos suprimentos dentro da produção e o carregamento para entregar o produto ao consumidor final. Além disso, as suas atividades se relacionam com muitos outros processos, como o de compras, armazenamento e distribuição de produtos. É válido salientar que todas essas operações devem ser realizadas com agilidade e qualidade.


Para poder crescer em termos de produtividade e faturamento, o agronegócio brasileiro precisa superar alguns desafios. Parte deles não depende apenas dos agentes do setor, sendo necessária a intervenção do estado para resolver a questão. Já outra parte pode ser, no mínimo, melhorada com a iniciativa dos produtores.


Alguns destes desafios são: dependência do modal rodoviário, falta de infraestrutura para armazenamento, altos custos em toda a estrutura de produção, longas distâncias para escoar os produtos e desperdício da produção na logística. Para superar tais adversidades, alguns caminhos podem ser seguidos, dentre eles: organização da linha de produção adequadamente, automatização de processos na linha produtiva e busca de soluções tecnológicas.


Este e outros assuntos são tratados no MBA Gestão Estratégica do Agronegócio da FGI, Faculdade de Gestão e Inovação. A especialização tem como objetivo formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas.


Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa. O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.


whatsapp-logo-1.png