Luís Eduardo Magalhães completa 21 anos!


Hoje, 30 de março, é aniversário de uma das cidades mais importantes na economia do país: Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Por isso, no texto de hoje, vamos conhecer um pouco mais deste lugar tão promissor. A história de Luís Eduardo Magalhães começa na década de 1980, com a chegada dos primeiros produtores rurais, especialmente do Sul do país. Na época, o povoado de Mimoso do Oeste se resumia a algumas pequenas casas, um posto e um restaurante à beira da BR-242.


O presidente do Sindicato Rural da cidade, Cícero Teixeira, em uma entrevista para o Canal Rural, conta que ao chegar no local em 1980 tudo era muito complicado, já que não existia estrada, energia nem comunicação rápida como a de hoje. Para se ter uma ideia, os moradores da cidade tinham acesso apenas a um posto telefônico, que no final de semana tinha uma fila quilométrica para fazer ligação.


Vinte anos depois, no começo dos anos 2000, o povoado virou município e foi batizado Luís Eduardo Magalhães, filho do ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães. Em apenas duas décadas, a cidade se tornou um dos principais pólos agropecuários do país. É destaque na pecuária, na avicultura, na produção de algodão e de grãos, especialmente a soja.


A cidade e o agronegócio


A cidade conta com o apoio em tecnologia oferecido pela Fundação Bahia, criada em 1998, em parceria com a Embrapa. Nesta área de 200 hectares, que é palco da Abertura Nacional da Colheita da Soja, nas últimas três décadas, foram realizadas uma infinidade de pesquisas em genética, rotação de cultura, plantas de cobertura, nematoides, que ajudaram e muito a aumentar a produtividade. De acordo com o diretor-executivo da Fundação Bahia, Nilson Vicente, há 30 anos colhiam-se apenas 20 sacas por hectare. Hoje, 2021, colhem-se mais de 105.


Todo esse investimento em estrutura e conhecimento foi fundamental para consolidar não só a região do Oeste da Bahia, mas as áreas vizinhas do Piauí, Tocantins e Maranhão, formando a fronteira agrícola batizada de Matopiba. Esses quatro estados, representam hoje 11,5% da produção nacional de soja com 15,4 milhões de toneladas.


Além disso, a região tem uma logística muito boa, servida por duas rodovias. E pretende melhorar: há um projeto que pretende asfaltar 80% das estradas vicinais nos próximos cinco anos, visando melhorar o escoamento da produção, baratear o custo e facilitar a ligação com as BRs.


FGI


Com uma turma em Luís Eduardo de Magalhães, a FGI prestigia o aniversário da cidade e preza pela formação dos seus alunos. Com as imensas transformações do agronegócio nos últimos anos e a crescente da cidade, o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio visa criar protagonistas desta mudança. Saiba mais aqui.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS PRESENCIAIS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães

e-MEC  

Trabalhe conosco