Marketing de Relacionamento: o que é

Nunca foi tão importante conquistar e fidelizar clientes como nos dias de hoje, em que a concorrência é tão acirrada e o consumidor tão informado e conectado. Para ajudar as empresas nesse desafio, existe o trabalho do Marketing de Relacionamento, uma estratégia focada nos relacionamentos entre as empresas e seus clientes. Ele envolve construção da marca, disseminação e fidelização, com o objetivo de gerar credibilidade e autoridade.


O marketing de relacionamento engloba diversas estratégias, como as de construção, prospecção, fidelização, disseminação e criação de autoridade no mercado. Ele nada mais é do que todas as ações tomadas pela organização que tenham como objetivo um relacionamento positivo com os clientes.


O grande objetivo dessa estratégia é fazer com que os consumidores tornem-se fãs dos produtos e serviços, além de divulgadores da marca. Segundo Kotler (2000), o marketing de relacionamentos abrange tudo que a organização faz para manter e atender melhor seus clientes, criando forte lealdade destes. Outro propósito é tornar a empresa referência no mercado, principalmente a partir das boas experiências oferecidas ao público.


A fim de alcançar tais objetivos, a empresa cria um relacionamento em que oferece benefícios para seus clientes e potenciais consumidores. Em linhas gerais, podemos dizer que o Marketing de Relacionamento são as ações tomadas pelas marcas de forma a criar e manter relacionamentos positivos, saudáveis e duradouros com o consumidor.


Mas por que o Marketing de Relacionamento é importante? Em tempos onde a informação e empresas do mesmo segmento estão em todo lugar, um bom relacionamento se tornou um diferencial fundamental para empresas que pretendem se estabelecer. Hoje, o consumidor espera muito mais do que um produto ou serviço de qualidade. Ele quer e precisa se sentir especial.


Por isso o Marketing de Relacionamento é tão importante. Por meio do trabalho de profissionais especializados, uma marca é capaz de atrair consumidores e criar relações saudáveis. Isso tudo contribui para a conquista e fidelização de clientes, os quais, por terem uma excelente experiência de compra, poderão indicar a empresa a seus conhecidos de forma frequente. Ou seja, mais vendas e mais faturamento.


Um exemplo famoso desta estratégia é o Starbucks, que trabalha com o e-mail para agradecer aos clientes e informá-los sobre as novas ofertas, além de permitir sugestões sobre novos produtos. Como complemento, apresentam seus produtos nas redes sociais e possuem GIFs próprios da marca, como forma de gerar buzz e maior engajamento do público.