top of page

Matemática e Análise Financeira na Pecuária


Se dedicar à análise de dados financeiros em geral, inclusive no ramo da pecuária, é um dos objetivos da matemática financeira. Para que esse objetivo seja alcançado com sucesso, usa-se de um conjunto de conceitos, como: capital, patrimônio, juros, inflação, empréstimo, investimento, lucro, valor presente, valor futuro, fluxo de caixa, taxa de retorno e outros. No texto de hoje, vamos falar sobre um desses conceitos, os juros. Continue com a gente.


Os juros são o valor que o cliente pagará a mais – ou receberá – por uma operação financeira como empréstimo ou que envolva algum tipo de crédito. Cada uma das operações de crédito, seja investimento ou empréstimos, oferece uma taxa de juros diferente. Os juros de um empréstimo pessoal, por exemplo, são bem diferentes de um financiamento imobiliário. Neste cenário, existem duas categorias de juros, o simples e o composto.


Os juros simples estão mais presentes nas transações financeiras de seu dia a dia. Seu valor nunca muda durante uma operação. Assim, se você assinou um contrato com determinada porcentagem de juros, pagará ou receberá esse valor até o final do contrato. Portanto, nas operações financeiras baseadas em juros simples o tempo não é muito importante, já que o valor final pago será o mesmo independentemente do prazo.


Ao contrário, nos juros compostos, o prazo faz toda a diferença porque quanto maior o tempo para quitação de um empréstimo, mais juros serão pagos, já que a taxa é calculada em cima do acumulado da dívida. No agronegócio, no que tange às empresas, saber a diferença entre esses dois juros pode livrar o proprietário de grandes dores de cabeça. A matemática e a análise financeira, então, atuam como um aliado no crescimento dos negócios.


No módulo ‘Matemática e Análise Financeira no Agronegócio' do MBA Gestão Estratégica da Pecuária de Corte, o aluno entra em contato com as técnicas e ferramentas da matemática financeira. Aprende inclusive, neste módulo, a utilizar a calculadora HP. Com duração de apenas 1 ano e meio, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page