Mato Grosso é o maior exportador de Carne Bovina do País


Segundo a Embrapa, 80% da carne bovina consumida pelos brasileiros é produzida no próprio país - o parque industrial para processamento tem capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia. Mas além desse volume concentrado na alimentação brasileira, o país também é excelência quando se trata de exportar carne.


Durante 20 anos, São Paulo esteve no topo de maior exportador de carne do país, gerando lucros e movimentando o PIB brasileiro. No entanto, segundo o Canal Rural, o posto de maior exportador de carne bovina do Brasil agora pertence ao estado de Mato Grosso. De acordo com a Scot Consultoria, em 2020, o faturamento com as vendas rendeu ao Mato Grosso US$ 1,63 bilhão. São Paulo veio na sequência, com faturamento de US$ 1,45 bilhão.


No começo de janeiro, alguns dados revelaram que Mato Grosso chegou perto de ultrapassar São Paulo, mas bateu na trave. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), os embarques paulistas somaram 439,9 mil toneladas, ou 21,8% do total (2,016 milhões de toneladas), enquanto os mato-grossenses alcançaram 407,7 mil toneladas, ou 20,2%.


Todavia, segundo Thayna Drugowick, analista de mercado da Scot, a pecuária mato-grossense assumiu a posição de maior exportador ainda em 2019, já que possui o maior rebanho comercial do país, maior quantidade de animais e também mais plantas habilitadas para exportação.


É válido lembrar que, em 2000, São Paulo respondeu por 65% do volume exportado, e a fatia de Mato Grosso foi de apenas 5%. De lá para cá, contudo, a capacidade de abate e processamento de frigoríficos no Estado do Centro-Oeste teve forte aumento.