Mercado futuro do boi gordo: como funciona?


Assim como as ações são negociadas na Bolsa de Valores, o boi gordo também pode ser por meio dos contratos futuros. Neste caso, o preço do boi é cotado por arroba e cada contrato é composto por 330 arrobas. Todos os vencimentos são negociados, mas, na maior parte do tempo, o contrato Outubro (V) é o de maior liquidez.


O código do boi é: BGI + mês de vencimento + ano. Exemplo: BGIV15 – Boi com vencimento em outubro de 2015. Com esses dados, fica mais fácil decifrar o código sem precisar sofrer com isso. Mas como funciona este mercado? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.


De forma geral, os contratos futuros de boi gordo são acordos de compra e venda de arrobas desse animal, em uma data futura, por um preço preestabelecido no momento da negociação. Quem negocia esse ativo, no geral, tem o intuito de evitar as oscilações dos preços, determinando-o no momento da negociação, por meio do mercado futuro.


É importante ressaltar que, o comprador não precisa adquirir os animais, assim como o vendedor não precisar entregar. O que é negociado são os preços da arroba de uma data futura, sem a real necessidade de levar os animais para casa, transportá-los, distribuí-los ou entregá-los a terceiros. Dentre as vantagens deste mercado, temos: tende a seguir longas tendências, é o contrato futuro mais alavancado do meio e respeita os pontos gráficos.


De acordo com a ModalMais, o que envolve essa negociação é a definição do preço da arroba líquida do animal em data futura. O contrato faz referência à carcaça do animal bovino macho, castrado e bem-acabado, criado em pasto ou em confinamento, com 16 arrobas líquidas – ou mais – de carcaça e no máximo 42 meses de idade.


Cada contrato equivale à negociação de 330 arrobas líquidas – sendo que cada arroba líquida equivale a 15 quilos. Ou seja, cada contrato negocia o equivalente a 4.950 quilos desse ativo-objeto. Para investir, basta entrar em contato com o banco de investimentos, solicitar que sejam alocadas as garantias necessárias sobre a quantidade de contratos que você deseja posicionar-se, inserir o código do ativo na plataforma de negociações ou no Home Broker e, então, enviar a ordem.


whatsapp-logo-1.png