Neurociência e Comportamento


Um dos assuntos mais estudados pela neurociência contemporânea é o comportamento humano. Atualmente, é comum que o comportamento seja a porta de entrada para que um indivíduo possa ser analisado. Isso pode ser observado nos processos de recrutamento de pessoas, onde os questionários autorrespondentes estão sendo deixados de lado e os psicólogos confiam mais em estratégias que analisem as pessoas a partir de seus comportamentos e reações.


A neurociência do comportamento entra como uma resposta a este estudo, buscando compreender as bases biológicas da nossa consciência e de nossos processos mentais, pelos quais ocorrem todas as nossas ações. Isso não implica apenas em aspectos motores e psicológicos, mas também nas ações mais complexas de nosso corpo como aprendizado, memória, cognição, autoconsciência, intelecto e personalidade. E as mais simples também como os cinco sentidos, o ato de andar, falar, comer, entre diversos outros.


Ou seja, é uma área dedicada a entender o que está por trás da conduta humana, a neurociência comportamental foca nos fenômenos da mente, individualidades como a formação da personalidade e da memória. Para tanto, ela observa a consciência e de que maneira o inconsciente afeta as decisões tomadas por cada indivíduo.


Ela estuda, ainda, as áreas do sistema nervoso, que controlam todos os nossos comportamentos, sejam voluntários ou não, compreendendo como os processos mentais influenciam em nossas ações, emoções, sentimentos, etc. Dotado de terminações nervosas, nosso cérebro controla todo o nosso corpo, e a neurociência vem explicar, através dos processos mentais, porque isso ocorre. Para estudar os aspectos comportamentais, a neurociência une diversas outras ciências, como a biologia molecular e celular, anatomia, neuropsicologia, psicologia, entre outras.


No módulo ‘Neurociência e Comportamento' do MBA Liderança e Excelência Humana, o aluno aprende como os fatores biológicos geram impactos nos comportamentos pessoais de pessoas dentro das organizações. Com duração de apenas 18 meses, as aulas são mensais e acontecem aos finais de semana no formato ao vivo, entregando uma experiência 100% digital. Ficou interessado(a)? Clique aqui e saiba mais.