O Agronegócio em Sinop


Quarto maior município de Mato Grosso, Sinop completa 46 anos de fundação neste mês. Tem o 5º melhor Produto Interno Bruto (PIB) do estado e é um dos cinco responsáveis por quase metade do PIB do estado, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), junto com Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sorriso. Isso se deve, principalmente, pelo agronegócio da região. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre isso. Fique com a gente!

Agronegócio em Sinop

O principal destaque econômico de Sinop e da região é a agropecuária, tanto que o município está inserido na fronteira agrícola Amazônica. Sinop integra o Portal do Agronegócio, classificação atribuída pelo Ministério do Turismo, de forma a permitir ao poder público identificar as potencialidades das cidades neste nicho e estruturar a promoção do turismo, investimentos e políticas públicas voltadas aos desenvolvimentos econômico e social.

Rota obrigatória por quem passa pela BR-163 em direção à capital de Mato Grosso, ou para quem segue, via rodovia, para o Pará, Sinop conta com uma localização privilegiada. Está situada às margens da maior rodovia em extensão, a BR-163, principal via de escoamento de grãos, favorecendo a logística de transporte e a implantação de novas empresas com foco na exportação e transformação de matéria-prima.

Com mais demanda, capacidade produtiva e mão de obra para atender, a cidade viu o número de empresas crescer. Só no período de 2008 a 2017, 21.136 empresas dos ramos industrial, comercial e de prestação de serviços fixaram-se em Sinop.

Segundo a AEB, até a terceira semana de julho do ano de 2020, o Brasil havia exportado 66 milhões de toneladas de soja. A projeção inicial era de 78 milhões de toneladas em todo ano. Uma das principais razões dos bons números é a alta demanda vinda da China. O município é um dos que mais produzem e exportam a soja, contribuindo para essa realidade de crescimento no país. O crescimento é tanto que grandes empresas continuam se instalando e investindo muito no município.