O Agronegócio em Rio Verde


Com mais de 250 mil habitantes - incluindo área urbana e rural - Rio Verde, no sudoeste goiano e centro-oeste do Brasil, ocupa uma área de 814 mil hectares. Geograficamente privilegiada, o município está há 220 km de Goiânia, 420 km de Brasília, além de estar relativamente próximo de grandes centros como Uberlândia (335 km), no Triângulo Mineiro, e São Paulo (921 km), cujo acesso é facilitado, em função das duas rodovias federais – BR 060 e BR 452 – e das três estaduais – GO 174, GO 333 e GO 210 – que cortam o Município. Mais do que a posição geográfica, o clima na ‘capital’ do agronegócio também é favorável e varia entre 17° C e 29° C.

Capital do Agronegócio

O crescimento econômico baseado na diversidade do agronegócio pode ser comprovado em números. Em 2004, Rio Verde foi o 2º maior arrecadador de ICMS – o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - entre municípios goianos. Em 2006, 2007 e 2008, o Município esteve, novamente, entre os maiores arrecadadores do ICMS de Goiás, consolidando-se no ranking.

Os indicadores econômicos alcançados pela cidade modelo do sudoeste do Estado só têm sido possíveis graças ao amparo e a sustentabilidade da multiplicidade econômica nesse crescimento. Princípios que podem ser traduzidos na não-dependência de um único ou poucos produtos e no respeito e preservação ao meio ambiente, eqüidade social e distribuição de renda. Interligados, ambos, passam a representar importante instrumento de redução de riscos e de certificação da capacidade de agregar valores.

A principal base econômica municipal – o agronegócio - também seguiu os mesmo princípios, comprovados nas diversas e extensas culturas plantadas como: soja, milho, algodão, sorgo, feijão, arroz, girassol, trigo, tomate, café, forrageiras diversas, entre outras. As culturas obedecem a um princípio de rotação e estão associadas às tecnologias de ponta, inclusive o plantio direto, que trouxe vantagens ambientais promovendo a proteção direta e racional aos recursos naturais, notadamente o solo e a água.

Crescimento

De acordo com estimativa da Secretaria Municipal da Fazenda, nos últimos seis anos e meio, o Município vem crescendo a uma média de 28% do PIB, enquanto o Brasil cresce a uma média inferior a 3%. Para avançar ainda mais com o crescimento da região, Rio Verde se prepara para receber o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), que será instalado no Polo de Inovação do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Este centro já é o segundo no Estado.

A proposta é fortalecer a vocação agrícola do Estado por meio de projetos de pesquisa aplicada capazes de levar tecnologias exponenciais ao campo e agregar valor aos produtos. Serão investidos nesse projeto nos próximos 5 anos cerca de R$15 milhões.

Soja

O município de Rio Verde é muito reconhecido pela sua alta produção de soja, contribuindo diretamente para que o Brasil recuperasse o posto de maior exportador e maior produtor de soja do planeta. Atualmente, a saca vale R$129,00.

6 visualizações

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Sala 610 A e 614 B

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães