O crescimento de investidores na renda variável deve continuar em alta


Se comparado com os investidores de outros países, os brasileiros não têm a cultura de investir em ações como eles. Isso pode ser explicado pela falta de educação financeira nas escolas e o histórico de recessões econômicas no país. Contudo, em meio a uma pandemia, onde a economia está sendo ameaçada, o COPOM - Comitê de Política Monetária, teve que tomar atitudes rápidas para preservar o mercado interno.

Com a queda da taxa de SELIC, de 3% para 2,25%, os juros se tornaram mais baixos e isso foi um balde de água fria para os investidores que ganharam dinheiro nos últimos anos com a renda fixa.

Em um cenário que exigiu adaptações rápidas, os economistas e especialistas em investimento, ressaltaram que agora é o momento de arriscar na renda variável. Esses dois componentes juntos podem explicar a crescente migração da renda fixa para a renda variável.

A migração deve continuar em alta

Ao contrário do que pensávamos, essa consequente migração pode não ser passageira como o coronavírus. Segundo David Beker, chefe de economia e estratégia do Bank of America (BofA) no Brasil, o movimento de migração de investimentos em renda fixa para as ações motivado pelo baixo patamar dos juros básicos do país veio para ficar.

Ainda de acordo com Beker, a maior motivação dos investidores pela bolsa também deve manter em alta o ritmo de oferta de ações como as realizadas recentemente por B2W, Via Varejo e Lojas Americanas. Somente nos seis primeiros meses do ano, já entraram em fundos de ações mais de R$45 bilhões. Muita coisa, não é mesmo?

Portanto, nada de poupança! E renda fixa apenas em casos muitos específicos, a tendência do momento são as ações que possuem maior liquidez e podem ter um retorno excelente, apesar dos riscos que oferece.

Momento de aprendizado

O mercado está se aquecendo e as ações são um ótimo potencial de lucratividade. Mas antes de sair arriscando o seu dinheiro, aprenda a como investir na Bolsa de Valores. A FGI conta com o MBA Banking e Mercado de Capitais que vai te ajudar a ingressar nesse meio com mais conhecimento, evitando assim, prejuízos exorbitantes. Saiba mais aqui.