top of page

O plantio de soja em 2020

Por: Prof. Kellen Cristina Campos Fernandes

O plantio da soja no Brasil, em geral, começa no mês de Outubro podendo se estender até Dezembro. Isso pode variar de estado para estado, já que a preferência é pela época de chuva. A época de semeadura determina a exposição da soja à variação dos fatores climáticos.


Assim, semeaduras em épocas fora do período mais indicado podem afetar o porte, o ciclo e o rendimento das plantas e podem contribuir para aumentar as perdas na colheita. Mas como anda o plantio da soja neste ano? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse tema. Fique com a gente!

Semeadura da soja

É comum que toda semana projetos como Soja Brasil, consultoria Safras&Mercado e entidades estaduais como IMEA (MT), Emater (RS) e Deral (PR), monitorem e atualizem como anda o plantio de soja pelo país.


O curioso é que até o dia 27 de Novembro, o plantio total do Brasil chegou a 83,3% da área estimada em 38,3 milhões de hectares de soja em 2020/2021. No mesmo período do ano passado, a semeadura estava na casa dos 84,3% e a média normal para o momento é de 84,8%.


Apesar de ainda estar atrasado devido a condições climáticas diversas, o avanço em relação a semana passada foi grande, com quase 10 pontos percentuais, já que até dia 23 o plantio estava em 75%.


Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná já estão com 99% do território plantados, sendo destaque no país. Rio Grande do Sul (48%), Piauí (53%) e Maranhão (60%) são os estados que menos plantaram até agora. Goiás aparece com 88% do território plantado, um pouco superior a 2019, cujo porcentagem era de 85%.





WhatsApp.svg.webp
bottom of page