O que analisar antes de investir em fundos imobiliários?


De maneira prática, os FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários) são geridos por um profissional, tendo como objetivo investir em empreendimentos imobiliários dos mais diversos tipos, como por exemplo: galpões logísticos, shopping centers, lajes corporativas, como também em títulos atrelados a valores imobiliários.


Visa, portanto, a obtenção de rendimentos desses ativos, seja pela renda, venda ou pagamento de juros. Mas o que analisar antes de investir em Fundos Imobiliários? No texto de hoje, vamos dar algumas dicas. Continue com a gente!


Atipicidade e prazo de contratos


Existem dois tipos de contrato possíveis quando se investe em fundos imobiliários, o típico e o atípico. No primeiro, o contrato possui uma duração mais curta, de apenas cinco anos, com o estabelecimento de reajuste anual e uma revisional ao fim do terceiro ano.


Ao contrário, o atípico, costumam ter prazo de vencimento mais longo, geralmente de dez anos, com reajustes anuais, mas sem revisionais. Quanto aos prazos, quanto mais longo, maior é a previsibilidade da receita. Isso pode ser explicado porque o indivíduo que efetuou a locação tem menor chance de sair no meio de um contrato.


Volatilidade e liquidez


É importante sempre buscar ativos com menor propensão à oscilação em momentos de grande incerteza, ou seja, com menor volatilidade; essa escolha pode te trazer mais segurança quando o mercado não estiver tão favorável. Já com a liquidez, é importante escolher aquela mais alta, com grande capacidade de reverter as cotas em dinheiro com a venda em Bolsa.


Relação P/VPA


É aconselhável observar e fazer a relação entre preço e valor patrimonial (P/VPA). Os resultados acima de 1 podem indicar que o fundo está “caro”, negociando com ágio, enquanto valores abaixo de 1 podem sinalizar que o fundo está negociando com deságio, isto é, com desconto.


Taxa de Vacância e Caixa sobre Patrimônio Líquido


A vacância indica a área bruta locável (ABL) que não está sendo ocupada, é bom que essa taxa seja de 0. Já o caixa sobre patrimônio líquido, é a locação dos recursos em ativos-alvos do fundo. Para medí-la, leve em consideração a relação entre caixa e patrimônio líquido (PL). Quanto maior o resultado, menor será a locação do fundo em ativos.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS PRESENCIAIS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães

e-MEC  

Trabalhe conosco