O que é e como funciona na prática o Mercado de Capitais

O mercado de capitais é um mecanismo de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de gerar liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e viabilizar o seu processo de capitalização.


Isso quer dizer que o objetivo é direcionar os recursos financeiros da sociedade (poupança) para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas, assim remunerando melhor o investidor e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. Mas como o Mercado de Capitais se estrutura?


Ações

São títulos emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. O investidor em ações é um coproprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando assim dos seus resultados, como a distribuição de lucros e dividendos.


As ações podem ser ordinárias, que é quando o acionista tem direito de voto em assembleias; ou preferenciais, quando o acionista recebe dividendos (percentual de participação nos resultados da empresa).


Debêntures

São títulos emitidos também por sociedades anônimas. Seus recursos são destinados principalmente para capital fixo das empresas e são remunerados em juros, participações nos lucros, etc. As debêntures são títulos de longo prazo.


Commercial Papers

São notas promissórias de curto prazo, utilizadas pelas empresas para financiar seu capital de giro.


Opções sobre ações

São direitos de compra e venda de ações negociados com preço (preço de exercício) e prazo (data de vencimento) preestabelecidos. Este mercado é utilizado pelos investidores como uma forma de proteger suas ações contra possíveis perdas devido ao sobe e desce da Bolsa de Valores.


Na prática, o mercado de capitais estimula as pessoas a investirem em busca de bons retornos e também facilita a captação de recursos pelas empresas. Ou seja, é um motor importante da economia. Neste cenário, a Bolsa de Valores é o ambiente em que são negociados os títulos citados acima.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Banking e Mercado de Capitais com o objetivo de especializar os alunos em gestão bancária e mercado de capitais. O curso tem duração de apenas 1 ano, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e se inscreva!