O que estudar para a OAB?


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma instituição que representa os advogados enquanto classe profissional. Ela é encarregada de fiscalizar e orientar o exercício da advocacia, além de coibir práticas que infrinjam o Código de Ética. A instituição também é responsável pela realização do Exame de Ordem, que autoriza bacharéis em Direito a exercerem a atividade de advogado, caso sejam aprovados na prova.


Neste caso, para conseguir a aprovação, é preciso memorizar os artigos que tratam dos assuntos que são cobrados com maior frequência para essa disciplina. São eles: obrigações e deveres dos advogados, infrações e sanções disciplinares, incompatibilidades e impedimentos, honorários e atividades típicas do advogado.


Direito Constitucional

São cobradas questões que abordam os principais temas dessa matéria, como o controle de constitucionalidade, o processo legislativo, o poder judiciário, as ações constitucionais e os direitos políticos.


Direito Civil

O Direito Civil é, por si só, uma matéria extensa. No entanto, os temas mais recorrentes nas provas são: revisão dos direitos das obrigações, direitos reais, família e sucessões.


Processo Civil

Outra disciplina com grande quantidade de conteúdo para estudar é o Direito Processual Civil. A dica aqui é a mesma para as outras disciplinas: focar nos assuntos que foram mais cobrados nas últimas edições do Exame da Ordem.


Direito do Trabalho

Para o candidato que quer fechar a prova de Direito do trabalho, o ideal é ter foco nos estudos dos seguintes temas: jornada de trabalho, contrato trabalhista, estabilidades, remuneração, aviso prévio e rescisão do contrato de trabalho.


Processo do Trabalho

O que é mais cobrado na disciplina de processo trabalhista, são os recursos. Dito isso, o bacharel que quer ser aprovado no Exame da Ordem deve focar os seus estudos de Processo do Trabalho nesse tema, mas também em outros assuntos que costumam ser cobrados na prova, como a execução trabalhista, o rito sumaríssimo, as competências, as custas e a audiência.


Direito Penal

Outra disciplina muito importante de ser estudada é o Direito Penal. Para essa matéria, o candidato deverá escolher os seguintes temas para direcionar os seus estudos: espécie de crimes, teoria da pena, teoria do erro, tipicidade e o iter criminis, ou seja, o processo de evolução do crime.


Processo Penal

No Direito Processual Penal, os assuntos mais recorrentes são: procedimentos penais, recursos, jurisdição e competência, ação penal, tribunal do júri e inquérito policial. Portanto, o candidato que quer se dar bem na prova de Processo Penal deverá focar os seus estudos e revisões nos temas mencionados acima.