O que faz a contabilidade financeira?

As funções da contabilidade financeira são muito maiores do que o mero controle fiscal de um negócio ou uma entidade. Trata-se do conjunto de análises contábeis, financeiras, gerenciais, fiscais, tributárias e empresariais que se consolida em informações extremamente relevantes sobre o negócio, apoiando a tomada de decisões.


Por meio da prática na contabilidade financeira, é possível enxergar a empresa com profundeza e exatidão, ou seja, funciona como um verdadeiro raio-x de sua saúde financeira. Afinal, os números combinados vão muito além, revelando as variações quantitativas e qualitativas de um patrimônio (empresarial ou pessoal).


Ou seja, por meio de relatórios e gráficos, a ciência contábil ajuda na tomada de decisões porque oferece um panorama real da situação financeira analisada. O trabalho de contabilidade financeira é fundamental na gestão de uma empresa ao registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar toda a sua movimentação de entrada e saída de recursos, sejam eles quais forem. Em resumo, é controle e planejamento.


Entre outras, as áreas de atuação do contador são: auditoria; perícia contábil; análise financeira e econômica; assessoria contábil, tributária, fiscal, financeira e empresarial e contabilidade social.


Sendo assim, a contabilidade financeira avalia a saúde das finanças de uma empresa, principalmente com ferramentas como o balanço patrimonial, do demonstrativo de resultados de exercício e do demonstrativo de fluxo de caixa. Ela analisa um tempo determinado para chegar a demonstração de como a empresa se encontra no momento.


O balanço patrimonial controla custos e acompanha o patrimônio empresarial. Por meio dele, é possível notar a evolução da empresa em intervalos de tempo. Além de entender o momento financeiro da empresa, podemos descobrir onde e como os recursos estão aplicados, a capacidade de geração de caixa, endividamento e lucratividade, entre outras informações relevantes.


Este e mais outros assuntos relacionados à contabilidade financeira são abordados no MBA Contabilidade do Agronegócio, que é voltado para contadores, agrônomos e profissionais diretamente ligados ao segmento agro ou que tenham o desejo de se inserir no setor do agronegócio, pretende ampliar seus conhecimentos e se tornar um especialista. O único pré-requisito para adentrar na especialização é ter graduação em áreas afins.


O curso dura apenas um ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Se você quer se preparar para ser um profissional renomado em uma das áreas mais promissoras do país, acesse aqui e entre em contato com a gente!