O que faz um gerente de fazendas?


Toda propriedade rural, por mais simples que seja, continua sendo uma empresa. E como todo negócio, para ter sucesso e prosperar, precisa ser bem administrado. Uma propriedade bem administrada precisa ter uma força de equipe de trabalho qualificada, bem treinada, desenvolvida e satisfeita com aquilo que faz. Caso contrário, ela terá dificuldades em atingir o patamar financeiro e reconhecimento de marca desejado.

Um dos profissionais responsáveis por essa parte do negócio é o gerente de fazendas. No texto de hoje, vamos aprofundar nesse profissão tão importante para o ramo do agronegócio.

Atribuições

Esse gestor tem como atribuição aumentar a lucratividade das corporações rurais agroindustriais, com o auxílio de tecnologia aliada ao aprendizado de outros profissionais. Tem ainda a missão de planejar, decidir, controlar e também avaliar resultados com o objetivo em aumentar o lucro, ao bem-estar de seus empregados e a motivação.

Além disso, deve sempre ter em mente o mercado futuro e produzir o necessário apenas para suprir a demanda do mercado externo e interno e ter conhecimento de que as empresas do campo ficam a mercê de outros elementos de cadeia produtiva e trazer soluções para os problemas futuros.

Faz parte da sua função também administrar as atividades de fazendas de cria, recria, gado de corte, pastagens, melhoramento genético. E atuar com o planejamento de plantio, troca de cultura, controle de pragas e tudo que se refere às rotinas de uma propriedade rural.

Em consonância com isso, também faz parte de sua jornada liderar a equipe de pessoas que trabalham com ele. Em um ramo tão importante para o país, liderar pessoas é tão importante quanto cuidar do gado.

Como se tornar um gerente de fazendas

A primeira e mais importante é gostar do ambiente de trabalho. A partir daí, pós-graduações voltadas ao Agronegócio podem ajudar no desenvolvimento da parte técnica. Os anos e a experiência também ajudam muito o processo. Além disso, algumas competências precisam ser percebidas no candidato e ser desenvolvidas com o tempo, tais como:

Conhecimento Técnico:

● Sistema de produção;

● Manejo fitossanitário;

● Preservação e conservação do solo;

● Fertilidade do solo;

● Mecanização agrícola e agricultura de precisão;

● Administração;

● Contabilidade e finanças em geral;

● Gestão de pessoas;

● Gestão de projetos;

● Logística.

Habilidades:

● Facilidade de comunicação;

● Saber trabalhar em equipe;

● Coordenar;

● Motivar;

● Liderar;

● Resolver conflitos;

● Gerenciar equipes.

De acordo com a Pesquisa Salarial da Catho Online, a média salarial para um cargo de Gerente de Fazendas no Brasil é de R$ 7.369,24. Sem dúvida, é uma profissão muito importante e que pode render muito financeiramente.

12 visualizações

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Sala 610 A e 614 B

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães