O que faz uma corretora de valores?


Sempre que o assunto é investimento, as pessoas costumam ficar confusas no processo. Como investir? Preciso ir no banco? Falar com meu gerente? E quando ouvem falar de corretora de valores já acham tudo estranho demais e preferem deixar o dinheiro na poupança mesmo, que é mais “seguro” na visão delas. No texto de hoje vamos explicar o mais fundamental: o papel de uma corretora de valores. Fique com a gente!

O que é

Corretoras de valores são instituições financeiras voltadas para investimentos. Você abre sua conta em uma corretora como faz em um banco, mas para fins bem diferentes: uma corretora não oferece empréstimos, financiamentos, cartões de créditos ou pagamentos e, sim, opções para aplicar seu dinheiro e fazê-lo render.

É como se você estivesse em um supermercado e no lugar dos produtos você tem várias opções de investimentos para escolher. Renda fixa, ações, fundos imobiliários, opções… a lista é grande! E o investimento certo vai depender do objetivo e perfil de cada um.

Papel da Corretora de Valores

O principal papel de uma corretora é atuar como intermediária na compra e venda de ativos financeiros. Elas são instituições autorizadas a atuar como uma ponte de ligação entre os investidores e a Bolsa de Valores na compra e venda de ações, mas também podem oferecer títulos públicos federais (negociados por meio do programa do Tesouro Direto) e títulos de crédito privados (como CDBs, LCIs, LCAs e debêntures, entre outros), cotas de fundos de investimento e várias outras opções.

Segurança

As corretoras de valores precisam de uma autorização do Banco Central (BACEN) para atuarem. O BACEN e outras entidades, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — autarquia ligada ao Ministério da Fazenda que regulamenta e disciplina o mercado de ações — e a B3 — empresa resultante da união entre a BM&FBOVESPA e a Cetip — supervisionam a atuação dessas instituições financeiras.

É importante salientar que se a corretora falir ou deixar de operar no mercado, os ativos continuam como parte do patrimônio do investidor. Em situações como essa, é preciso solicitar a transferência dos títulos para outra corretora, procedimento que também serve para clientes insatisfeitos com a atual corretora que faz a intermediação dos seus investimentos.

3 visualizações

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Sala 610 A e 614 B

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

e-MEC  

Trabalhe conosco

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães