O que um gestor de segurança pública faz na prática?

A área de Gestão de Segurança Pública é aquela que envolve os profissionais que têm conhecimento e preparo necessários para trabalhar com a coordenação de equipes, bem como com o gerenciamento de empresas de segurança, além de órgãos públicos com o mesmo fim.


É imprescindível que todos os setores de atuação precisam ser gerenciados, a fim de garantir que os processos aconteçam de forma adequada e que tudo transcorra dentro da legalidade. Daí a importância de ter um gestor de segurança pública que atue fazendo esse controle, além de sempre buscar soluções para melhorar as ações e as decisões tomadas.


Quem trabalha na área de gestão de segurança pública atua ao lado daqueles que combatem o crime (inclusive o organizado e o de colarinho branco) e dos que realizam ações integradas de segurança pública, que criam programas para trazer a paz e combater a violência. Assim, em conjunto, visam melhorar a vida em sociedade — por isso é uma profissão muito importante.


Existem muitas oportunidades para quem faz Gestão de Segurança Pública, uma vez que o profissional pode atuar junto aos órgãos municipais, estaduais ou federais, conquistando uma vaga por meio de um concurso público, por exemplo. Assim, ocupam cargos em departamentos de segurança e secretarias.


Você também pode atuar diretamente com as equipes da linha de frente coordenando-as; e ainda terá total aptidão para desempenhar suas tarefas dentro de uma empresa de segurança privada. Se preferir, você mesmo pode abrir a sua própria empresa. Nesse caso, é interessante que tenha habilidades e conhecimentos em empreendedorismo.


Portanto, as opções são variadas e com a grande vantagem de que essa não é uma área muito concorrida. Então, se preparando bem, você tem ótimas chances de construir uma carreira de sucesso.


A FGI, Faculdade de Gestão e Inovação, dentre tantos cursos em sua grade, oferece a graduação em Gestão de Segurança Pública, que prepara profissionais que trabalham ou pretendem ingressar na Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; Polícias Civis, Militares e demais áreas relacionadas à segurança pública. O curso tem duração de 2 anos e é o mais completo do mercado. Clique aqui e saiba mais.