top of page

O setor primário no Agronegócio


O agronegócio é uma área da economia que envolve, principalmente, a produção agropecuária. Constitui todos os processos e atividades sociais que estão relacionados com a agricultura e também com a pecuária. Portanto, ao contrário do que se possa imaginar, o agronegócio não abrange somente as atividades no campo, mas também as agroindústrias, a fabricação de máquinas e equipamentos agrícolas, dentre outros.

A importância do agronegócio é indiscutível no Brasil e no mundo. Em termos de economia, ele é responsável por 42% de tudo o que o nosso país exporta, além de responder por 37% dos empregos gerados. Também cabe um especial destaque para o papel do agronegócio brasileiro na geração de riquezas, pois ele é responsável por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Podemos dizer que o agronegócio abrange os três setores da economia: o primário, por meio da produção rural; o secundário, por meio das agroindústrias e indústrias de insumos agrícolas; e o terciário, por meio do transporte e também da comercialização dos bens agropecuários, como a soja, o café, a cana-de-açúcar e muitos outros. No texto de hoje, vamos falar melhor sobre o setor primário.

Setor Primário

O Setor Primário corresponde ao campo das atividades econômicas referente à produção de matérias-primas, que também são chamadas de “produtos primários” por serem, em geral, recursos cultivados ou extraídos da natureza e que, posteriormente, são consumidos ou transformados em mercadorias. As atividades pertencentes ao Setor Primário são a agricultura, a pecuária e o extrativismo vegetal, animal e mineral.

O Setor Primário recebe esse nome porque, além de ser o campo que antecede os demais e por fornecer as matérias-primas para eles, foi o primeiro a constituir-se na história da humanidade, formando as bases para a constituição das primeiras civilizações. A partir das transformações sociais e estruturais, as sociedades foram desenvolvendo técnicas e formas de ação características dos setores secundário e terciário.

Com as sucessivas transformações sobre as características e uso das técnicas, que foram propiciadas pelas revoluções industriais, o Setor Primário da economia passou por profundas transformações. Inicialmente, atividades como a agropecuária e a mineração empregavam uma grande quantidade de trabalhadores, além de apresentarem uma menor disponibilidade de tecnologias em suas instrumentações. Posteriormente, sobretudo após a Terceira Revolução Industrial, cada vez mais os maquinários e novas formas produtivas foram sendo introduzidas nessas áreas, aumentando a produção e ampliando o aproveitamento dos solos.

No entanto, o Setor Primário continua sendo de fundamental importância para as sociedades, pois é nele que são produzidos ou extraídos os recursos naturais utilizados tanto para o consumo quanto para a elaboração de mercadorias industrializadas.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page