O uso de iluminação artificial nas lavouras e seus benefícios


Por muito tempo, fatores como genética, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, irrigação e manejo nutricional eram melhor manejados para elevar a produtividade das lavouras. Contudo, o fornecimento de energia luminosa sempre esteve na dependência da luz solar.


Mas essa dificuldade começa a ser vencida por meio da adoção da tecnologia de suplementação luminosa do cultivo agrícola por meio da instalação de painéis de iluminação artificial de alta eficiência em pivôs de irrigação.


A Tecnologia Irriluce é uma tecnologia de iluminação artificial para a lavoura. Uma suplementação de luz para a planta que é ativada quando o sol já foi embora, fornecendo a iluminação que a planta precisa para complementar seu processo de fotossíntese também durante a noite.


Neste procedimento de implementar a iluminação artificial, lâmpadas led são acopladas aos pivôs de irrigação (já na fábrica das empresas parceiras) e são ativadas no momento em que o agricultor precisa. Ou no caso de refletores, como está sendo feito no campo experimental da FASA.


A tecnologia foi descoberta pelo agricultor Gustavo Grossi, CEO do Grupo Fienile. Há oito anos ele verificou que uma parte da plantação de soja em sua fazenda em Patos de Minas (MG) estava crescendo mais do que o restante, mas ninguém conseguia explicar aquele fenômeno. Durante uma volta pela fazenda no período da madrugada ele observou que a luz do poste que iluminava a rodovia que margeia sua propriedade iluminava bem certinho aquele pedaço que crescia a mais.


Desde então ele não parou de pesquisar e de envolver especialistas no assunto para criar e disseminar a tecnologia de iluminação artificial entre os agricultores Brasil afora. No entanto, vale um alerta: não é só sair colocando luz por aí, tudo precisa e é feito com o acompanhamento de especialistas, de mestres e doutores e muita pesquisa.


A tecnologia de iluminação artificial é patenteada para trazer benefício e segurança e cada produtor que se propõe a instalar um sistema em sua propriedade, estando ciente inclusive de que receberá pesquisadores para acompanharem todo o processo da produção, desde a qualidade do solo, a qualidade da cultura e até mesmo o seu desenvolvimento e resultado.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.