top of page

Os 5 Estados mais ‘agro’ do Brasil


O agronegócio encontra-se atualmente como o maior negócio da economia brasileira, sendo uma d

as principais locomotivas do progresso do país. Neste cenário, a maioria dos estados contribui na crescente do agronegócio brasileiro. No entanto, 5 deles ganham destaque no texto de hoje. Continue com a gente!


Mato Grosso

O estado de Mato Grosso é conhecido como o celeiro do país, campeão na produção de soja, milho, algodão e de rebanho bovino, e quer alcançar novos títulos do lado de fora da porteira das fazendas. Cinco setores com grande potencial de crescimento na região e que têm atenção especial do estado são: agroindústria, turismo, piscicultura, economia criativa e pólo joalheiro.


Paraná

O Paraná é agronegócio puro. Dos 399 municípios, pelo menos 380 estão diretamente envolvidos com atividades do setor. E as cooperativas representam mais da metade da fatia do agronegócio no PIB do estado. O destaque do Paraná vai além da produção de grãos. Considerado “celeiro” do país até a década de 1990, o estado atualmente é o segundo maior polo da produção agroindustrial brasileira e o que mais agrega valor à produção rural, a partir da transformação da produção primária do campo.


São Paulo

O agro é responsável por 15% dos empregos formais do Estado de São Paulo, com grande parte deles nos setores de serviços e agroindústria. O Governo de São Paulo investe em tecnologia, facilitação e capital humano, tornando o agronegócio uma atividade ainda mais presente, produtiva e eficiente, superando expectativas e resultados. São Paulo é hoje um dos exemplos mais bem-sucedidos de agronegócio do Brasil.


Goiás

Goiás apresenta extensas áreas de pastagens e lavouras. Quase metade do território goiano é formada por latifúndios rurais, ou seja, propriedades com mais de mil hectares. O agronegócio goiano tem grande importância no cenário econômico nacional, uma vez que sua produção de carnes e grãos impulsiona a exportação estadual.


Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, Goiás é o principal produtor desse grão no país. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho.


Minas Gerais

O estado permanece em primeiro lugar nacional em produção e exportação de café e na mesma posição em produção de leite. Do mesmo modo, o agronegócio mineiro também se destaca nacionalmente em áreas como produção de açúcar e criação de gado, tendo o maior hub de genética zebu do mundo.


Assim, ao aliar tradição e inovação, Minas Gerais se consolida como um dos estados pólo do agronegócio brasileiro, ao mesmo tempo em que se desenvolve rumo ao horizonte do Agro 4.0, que se refere a um conjunto de tecnologias digitais de ponta integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas.


A Faculdade de Gestão e Inovação oferece o MBA Gestão Estratégica do Agronegócio com o objetivo de formar profissionais completos e diferenciados para atuarem no agronegócio, proporcionando a descoberta de formas de gestão de fazendas e empresas do agronegócio. Com aulas teóricas e práticas, o aluno consegue expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia, melhorando a atuação na sua empresa.


O curso dura apenas 1 ano e meio, é 100% digital e os encontros acontecem mensalmente aos finais de semana no formato ao vivo, uma oportunidade perfeita para quem não tem tempo durante os outros dias. Seja um dos líderes do mercado agro! Clique aqui e se inscreva.

WhatsApp.svg.webp
bottom of page