Os 5 pilares para gerir estrategicamente uma equipe


Independente se a empresa é de grande, médio ou pequeno porte, todas possuem um desafio em comum: ter colaboradores motivados e satisfeitos para que a empresa consiga, de fato, alcançar resultados, entregar produtos de maior qualidade e se diferenciar da concorrência. Por esse motivo, profissionais do RH têm buscado capacitações para atender às novas demandas do mercado de trabalho. No texto de hoje, vamos falar sobre os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas para que você implemente-os no seu negócio.


Treinamento e desenvolvimento


A partir de um diagnóstico feito sob a perspectiva dos resultados que a empresa gera, é possível identificar quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas nos colaboradores. Nesse sentido, o treinamento e o desenvolvimento entram como aliados ao crescimento da empresa. É válido salientar que todos os profissionais precisam passar por esta etapa, até os com cargos mais elevados. Sempre há o que melhorar.


Comunicação


A comunicação em uma empresa precisa ser clara, objetiva e bilateral. Ou seja, tanto deve ser mantida uma política de transparência de informações da empresa com os funcionários quanto os superiores devem estar abertos a ouvir as demandas dos colaboradores. Esse processo contribui para que os colaboradores se sintam acolhidos para apontar problemas e propor soluções.


Liderança


Saber ouvir, resolver conflitos e dar feedbacks, motivar a sua equipe, ser flexível e atuar como um mentor que se interesse em desenvolver as competências de seus colaboradores são algumas das habilidades necessárias para exercer a liderança com eficiência.


Processos


Nesse campo, a organização é a maior aliada de uma empresa. Elaborar processos de acordo com resultados esperados, definir metas e responsáveis por cada etapa e acompanhar a execução do plano, além de gerarem aumento de produtividade e redução de custos, impactam positivamente na gestão de pessoas.


Trabalho em equipe


O trabalho em equipe precisa ser desenvolvido pelo líder junto aos seus liderados. Ao invés de incentivar a competição entre a equipe, é possível despertar o sentimento de união entre as pessoas. Por meio de uma comunicação clara, eficiente e processos bem definidos, por exemplo, é possível desempenhar o trabalho em equipe sem problemas.

11 visualizações0 comentário

Central do aluno

0800 006 0070

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

ENDEREÇO DAS UNIDADES

Goiânia - GO

Unidade de Negócios

AV. T-9, 2.310

Jardim América

Goiânia - GO

Salas 105A a 108A

Condomínio Comercial Inove Intelligent Place

Jataí - GO

Faculdade

Av. Prof. Edvan Assis Melo, 1075

Centro

Jataí-GO

CIDADES ATENDIDAS (MBA & PÓS PRESENCIAIS)

Goiás

Goiânia

Jataí

Mineiros

Rio Verde

Rondônia

Vilhena

Mato Grosso

Cuiabá

Água Boa

Primavera do Leste

Querência

Sinop

Bahia

Luis Eduardo Magalhães

e-MEC  

Trabalhe conosco